Larissa Campos 

Um dia você se vê na missão de ter que escrever algo sobre Cássia Eller. Escuta várias canções, lê a respeito da vida dela para refrescar a memória, até toca algumas músicas no violão, mas parece que nada te inspira da maneira como você gostaria. E não quer dizer que Cássia não seja inspiradora. Pelo contrário!

Escrever sobre Cássia Eller é como chover no molhado. Me entende? Parece que a gente roda, roda e não sai do lugar. Ou então, você sente que escreve um monte de coisas que, no fundo, todo mundo já disse.

A verdade é que Cássia Eller inspirou alguns escritos tão bonitos e genuínos que o objetivo deste texto será diferente. Não vamos reproduzir informações sobre a vida dela, sobre a obra que ela deixou ou sobre as polêmicas nas quais se envolveu. O objetivo deste texto é apenas fazer um convite.

Entre as músicas que foram escritas especialmente para Cássia Eller estão “Primeiro de julho”, composta por Renato Russo, e “All Star”, composição de Nando Reis. Tratam-se de dois artistas que conviveram com Cássia e usaram a música para eternizá-la. O nosso convite, portanto, é para que você ouça essas canções e sinta, pelas letras e melodias, toda força e suavidade de Cássia.

Em “Primeiro de julho”, Cássia diz que é fera, bicho, anjo e mulher. Mais importante que isso, ela diz que é dela, só dela, e não de quem quiser. Esse é apenas um dos trechos da canção e retrata muito bem a vida de uma mulher sem medo de ser o que era e sem medo das opiniões que teria que enfrentar.

Quando Renato escreveu essa música, Cássia estava grávida do filho Chicão. Por isso, a letra também diz que “alguma coisa aconteceu, do ventre nasce um novo coração”. E com esse coração, a cantora descobriu um mundo novo e aprendeu tantas lições.

Em outra linda canção feita para Cássia, Nando Reis escreveu “estranho seria se eu não me apaixonasse por você”. Talvez não haja nada mais bonito a se dizer sobre alguém, admitir não ter forças, admitir a entrega diante de alguém tão incrível, tão especial. Assim era a relação entre Nando e Cássia. Afinidade, conexão… traduzidas em uma canção.

A essa altura, você já deve ter percebido que este não é um texto sobre Cássia Eller. É apenas um simples convite, para ouvir canções que falam dela, para as quais ela foi inspiração. Ouça essas canções e inspire-se nessa mulher incrível que ela foi.

*Larissa e Raul são apresentadores do programa Ficha Técnica, que faz parte da programação da Rádio Assembleia, 89,5 FM. A proposta do programa é apresentar, a cada edição, informações sobre um importante álbum da música brasileira. Nos trinta minutos de programa, o público acompanha curiosidades, opiniões, músicas e histórias relacionadas ao disco. Esse texto integra a décima nona edição do programa, que tem como tema o disco “Com você meu mundo ficaria completo”, da cantora Cássia Eller. Os programas estão disponíveis no link http://www.al.mt.gov.br/institucional/radio-assembleia/24/visualizar e no Spotify.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here