III Mostra de Cenas – MT Escola de Teatro

Consistindo em três cenas de Teatro elaboradas por diferentes núcleos de pesquisa das sete ênfases oferecidas pela Escola (atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, produção e sonoplastia), a III Mostra de Cenas Online inova ao levar o Teatro às plataformas virtuais. Os ingressos são gratuitos e o acesso é simples. Basta visitar e ativar o lembrete no vídeo presente no canal do Youtube da MT Escola de Teatro com o tema: “Obsolescência Programada”.

Todas as cenas surgem a partir de uma provocação: O conceito de “Obsolescência Programada”. Segundo a equipe eCycle: “A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento. O método consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles”. Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico, questão também abordada no evento.

Cenas: O fim de um lugar / Floresta encantada / Isola<mento>rompe

Quando: 24 de agosto de 2021 (sábado), às 19h

Ingressos: Gratuito

Instagram: @mtacontece

Se inscreva no canal do Youtube, ative o lembrete e confira a “III Mostra de Cenas Online”!

 

Em casa com Sesc

O Samba de Roda Nega Duda agita a sexta (20) no Música #EmCasaComSesc. Diretamente do Sesc Pompeia, a artista baiana Ducineia Cardoso, a Nega Duda, reconta suas histórias de origem cantando, contando e sambando o Samba do Recôncavo, patrimônio histórico e cultural da humanidade. O samba de roda traz referências do culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. No repertório estão canções como “A Baiana Deu Sinal”, “Dona da Casa Cheguei Agora” e “Chapéu de Couro”.

O sábado (21) começa com programação para toda a família transmitida ao vivo diretamente do Sesc Santo Amaro para o Crianças #EmCasaComSesc. O grupo Mawaca apresenta “Mawaca para Crianças”, espetáculo baseado no livro “De Todos os Cantos do Mundo”, escrito por Heloisa Prieto e Magda Pucci, também idealizadora do projeto. Com direção cênica de Wanderley Piras, a obra convida o público para uma viagem por diversos lugares do mundo por meio de uma trama de sons e histórias que educam e divertem.

À noite, a programação segue com show do Música #EmCasaComSesc, que nesta semana começa às 21h. Quem sobe ao palco do Sesc Pinheiros é o grupo Raíces de América, que celebra o repertório de ritmos e canções latino-americanas. Os músicos e cantores multi-instrumentistas utilizam cerca de 30 instrumentos em cena, como percussões de todo o tipo, instrumentos de corda e de sopro. No repertório, estão desde as canções clássicas brasileiras até as músicas andinas mais típicas.

Fechando o fim de semana, o Teatro #EmCasaComSesc apresenta no domingo (22) a peça “Crioulos Expresso”, do Projeto Crioulos. Com texto e direção de Caio D’aguilar, o espetáculo mescla temas históricos da negritude a partir de uma narrativa ficcional que aborda de fantasmas da Ku Klux Klan aos efeitos da segregação racial. A narrativa é contada pela ótica de Crioulo, jovem cujo pai, um ativista das causas sociais, é morto por policiais milicianos num conflito racial. Transmitido diretamente do Sesc Santana, o trabalho traz de forma cômica e ácida histórias que revisitam décadas de preconceito, violência e conflitos de raças.

As lives acontecem no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp)

 

Cinema

Para assistir aos filme é só clicar aqui!

 

Festival Caminhos da Cultura

A primeira edição do Festival Caminhos da Cultura acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto. Completamente gratuito e online, com transmissões realizadas pelo YouTube, o festival aposta na diversidade artística e reúne música, poesia, dança e teatro para todos os públicos.

Abrindo a programação, na sexta (20), às 21h, a atriz Mel Lisboa encena monólogo adaptado de “Madame Blavatsky”.
No sábado, às 18h, o coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira traz o espetáculo “Makhala”. A partir das 19h, Ekena assume o palco com seu poderoso show voz e violão. Um pouco depois, às 20h30, o Pagode da Dessa embala aquela boa roda de samba na sala de casa.

Já no domingo, às 14h, tem “Bloquinho” para toda a família. Às 15h10, Sarau da Ponte Pra Cá. E 17h, encerrando a primeira edição do projeto, o grupo “Os Capoeira”.

Programação online do 1º  Festival Caminhos da Cultura 

Sexta, dia 20/08, das 21h às 22h25 – Espetáculo Monólogo Madame Blavatsky com Mel LisboaSábado, dia 21/08

18h às 19h00 – Espetáculo de dança Makhala com Rubens Oliveira
19h às 20h30 – Show Voz e Violão Ekena
20h30 às 22h20 – Show Pagode da DessaDomingo, dia 22/08
14h às 15h10 – Bloquinho
15h10 às 17h00 – Sarau da Ponte pra Cá
17h00 às 18h50 – Os CapoeiraTodas as apresentações serão transmitidas pelos canais no YouTube Oficina de Alegria e da Casa de Cultura Os Capoeira.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here