Dia desses, passeando pela terra da garoa, fui abordado na estação República do metrô por um jovem que me pediu R$ 0,30. Saquei uma moeda de R$ 0,50 e lhe dei. Disse-me que estava dormindo e ao acordar percebeu ter sido roubado em uma bolsa e seu par de tênis. Vestia uma camiseta vermelha um pouco suja e um jeans surrado. Os pés meneavam o chão frio da tarde gelada de São Paulo.  Logo que pegou a moeda foi em direção à saída da estação. E eu fiquei por ali, pensando se aquilo daria mesmo uma crônica. Ciente que sim, saí em busca de mais ingredientes para tal empreitada.

Segui até a estação Faria Lima de onde iniciei uma incursão pelo bairro de Pinheiros, que se estendeu à marginal homônima. O sol ia se desfazendo e a temperatura despencava. O trânsito na marginal era o de sempre, em se tratando de rush e da maior metrópole da América latina.

A imagem do rapaz volta e meia me assaltava a mente. R$ 0,30. Por que não R$ 1,00 como a maioria pede? O que faria com aqueles centavos de real, complementaria uma passagem de volta para casa? Teria casa, por acaso, o cidadão? A todo instante me deparo com a mendicância, o desemprego, as carências generalizadas que se espalham pela cidade. À noite teríamos a presença de Bolsonaro no Jornal Nacional, mas vou me abster de comentar qualquer coisa a esse respeito.

Depois de caminhar pela Avenida Brigadeiro Faria Lima e por outras ruas e avenidas da região, cheguei até a estação de integração Cidade Universitária, hora de pico, com movimento tranquilo. A composição que vinha de Osasco não demorou a chegar. Meu destino era a estação seguinte, Pinheiros, onde desceria para a conexão com a linha 4 do metrô. O movimento era brutal. As escadas rolantes e escadas engoliam pessoas que surgiam de todos os lados. Fiquei impressionado com aquela enormidade. Uma estação que custou a vida de sete pessoas naquele acidente horrível que engoliu um micro-ônibus e alguns carros há alguns anos.

Um eco de torcedores reverberava pelos ouvidos; não podia ver de onde emanava, sequer decifrava o coro de vozes que urravam palavras de ordem em defesa de seu clube. Era noite de Libertadores, e na capital paulista o Santos receberia um escrete argentino para o tira-teima. Um refrão ressoava e, ao ouvir a palavra “alvinegro”, me dei conta de que eram torcedores do peixe que se dirigiam ao Pacaembu.

Lance por lance, a massa seguia em direção ao centro da terra, uma vez que o embarque se dá a trinta metros abaixo do rio Pinheiros. Pessoas se empurrando pela barriga, enquanto as mãos se ocupavam do telefone celular. A cena me lembrava vários filmes em que a massa se dirigia a um mesmo ponto. A música de Zé Ramalho que preconizava a vida de gado, coisas afins.

De volta à República, fico a pensar no mundo excludente em que vivemos. Revendo as coleções da Pinacoteca de São Paulo revisito as obras que retratam o século XIX, os retratos reais, a empáfia dos governantes e senhores de escravos. Comparo com a escravidão contemporânea da massa que enfrenta os horários de pico na volta para casa, quando paro para ler uma amostra grátis de um livro de Stella Florence, disponibilizado na WEB a título de divulgação.

Em “Eu me possuo”, encontro Karina, uma cirurgiã-dentista que trabalha a três quadras de uma estação de metrô. Depois de atender ao seu último cliente daquele dia dirige-se para o coletivo e depara-se com um rapaz. Karina se aproxima dele. A aproximação é narrada de modo a fazer com que o leitor perceba o movimento com o auxílio de um narrador que se coloca ao lado da personagem central. Os dois vão chegando próximos, um ao outro. Karina não consegue decifrar que tipo de pessoa é aquela, se um vagabundo burguês, ou um vagabundo de rua. Vai em direção ao trem sem resolver o impasse.

Também eu fico sem saber a respeito do moço que me pediu a moeda. Seria verdadeira sua história? Teria mesmo dormido enquanto foi roubado? Teria inventado aquilo? Mas por apenas R$ 0,30 centavos? Preciso comprar esse livro de Stella para continuar a imaginar o que seria. Não que isso tenha alguma importância para esta crônica, para a minha vida, ou mesmo a dele. Mas pelo simples fato de que a imaginação tem que ser alimentada o tempo todo.

O homem que apenas geme e cospe, do início do livro de Stella, não me diz nada, mas o vagabundo (burguês ou não) de sua história, sim, embora o livro não trate disso, senão do que se anuncia na dedicatória, logo à página 5:

Dedico este livro a todas as incontáveis mulheres

(e homens) que se sentiram de alguma forma conectadas

a mim a ponto de desabafarem suas histórias ocultas

feitas de dor, dúvida, violência, medo e silêncio. Essas

pessoas estão todas aqui. E agora, você também.

Ler me parece algo sem o que a vida não encontra muito sentido. Tenho sentido isso. Talvez por isso goste de estar no meio dos livros e das pessoas que escrevem, ilustram, fazem parte da cadeia produtiva. Mas isso já é uma outra história.

 

REFERÊNCIA

FLORENCE, Stella. Eu me possuo. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2016.

 

Compartilhe!
Ao completar vinte anos da publicação de meu primeiro romance, fecho a trilogia prometida com este volume. Penso que esse tempo foi uma graduação na arte de escrever narrativas mais espaçadas, a que se atribui o nome de romance. Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Chibiu (2018) fecham esse compromisso. Está em meus planos a escritura de um livro de ensaios em que me debruço sobre a obra de Ana Miranda, de Letícia Wierchowski e Tabajara Ruas; o foco neste trabalho é a produção literária e suas relações com a historiografia oficial. Isso vai levar algum tempo, ou seja, no mínimo uns três ou quatro anos. Vamos fechar então com 2022, antes disso seria improvável. Acabo de lançar Gênero, Número, Graal (poemas), contemplado no II Prêmio Mato Grosso de Literatura.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here