Mostra de Cinema Negro

Até o dia 31/08, o coletivo Quariterê disponibiliza filmes já vencedores de outras edições ou de realizadores do Estado durante a pré-exibição para a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. A 5ª edição está marcada de 6 a 13 de setembro. Abaixo, confira alguns dos filmes selecionados:

A grande ceia quilombola

Cena do documentário de Maranhão – “A grande ceia quilombola”

No Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o grupo. O documentário, dirigido por Ana Stela Cunha e Rodrigo Sena, retrata parte destes saberes, tendo a comida um papel fundamental na coesão do grupo.

CLANDESTYNA

Um dos projetos finais do LAB NEM, iniciativa que possibilita a participação de pessoas trans no audiovisual, CLANDESTYNA apresenta Dayo, Piranhafudida e Ducaralho. Três travestis pretas da Baixada Fluminense, que recorrem a arte para sobreviver ao país que mais mata transvestigeneres no mundo. Direção de Duca Caldeira.

Poemargens

Sol e Ananás coadunam em poemas, investigando as possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performatividade para uma produção artística singular e autoral onde rimas se tecem e trajetórias se recriam.

Memórias de Toni

Toni Bernardo veio da Guiné-Bissau para Cuiabá por um convênio com a UFMT para estudar economia, mas no dia 22 de setembro de 2011 foi espancado e morto em uma pizzaria próxima à universidade. Quase nove anos depois o documentário “Memórias de Toni” traz a lembrança desse caso no momento em que o mundo protesta contra o racismo e vários movimentos sociais reivindicam justiça para Toni.

IXPIA o Festival

A segunda edição do Ixpia O Festival será lançada no próximo domingo (30), em
uma live no perfil do evento (@ixpiaofestival), comandada pelos comunicadores Dewis
Caldas, jornalista e músico maranhense que atuou por dez anos em Mato Grosso, e a
cuiabana Aline Rarara, catalisadora de sonhos e potências alheias. Ixpia O Festival – 2ª edição ocorre na rede social Instagram, com duração de 28 dias, entre 7 de setembro e 4 de outubro. A programação conta com performances musicais, teatrais, de pintura, fotografia, cinema, literatura e suas interlocuções e hibridismos, além de conversas sobre produção cultural, direitos autorais e marketing, entre outros assuntos.

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here