Sábado depois da friagem. Fim da tarde, boquinha da noite. Chego no jardim do Sesc Arsenal sob o encanto da voz clara de Estela Ceregatti acompanhada por John Stuart e seu contrabaixo mágico. Homenagem a Vó Francisca. No palco, Bia Correa, poeta, com sua fala rouca anuncia a sequência das músicas. Vó Francisca está sendo agraciada pelos artistas que conhecem sua fé, que receberam suas bênçãos, e que agora devolvem um muito desse amor que Ela trouxe ao mundo como uma dádiva.
Sim, um jovem chamado Santian, presenteou Vó Francisca com um evento único. A exposição de vídeo e fotografias traz o registro da alma centenária de Francisca que por sua vez trouxe a nós uma fé incomum, doce, forte, poderosa. As apresentações se sucederam no palco que contou ainda com as presenças marcantes de Paulo Monarco, Jade Rainho, Cristopher Chaves, Caio Mattoso, João Ninguém e Luciana Bonfim.
Espero não ter esquecido de ninguém, porque depois que mergulhei na pequena procissão, que levava a bandeira de São Gonçalo o santo canoeiro, violeiro, ao som da Charanga Rasqueada, fui envolvida no universo mítico e místico evocado pela Fé de Francisca. Uma fé afetiva de amor incondicional pela humanidade. Esperei a pequena multidão que se aglomerou ao redor de Francisca, e que permaneceu muito tempo, se dispersar para me aproximar em busca de uma benção. A moça que cuidava do conforto de Francisca se desculpou. -“Ela está cansada, precisa encerrar, não vai atender mais ninguém. -“Eu sou ninguém “. Respondi baixinho.  -“Ninguém precisa tanto de uma benção como eu.” E me postei de joelhos frente a ela com a cabeça baixa, e ela me abençoou longamente, uma paz imensa aquietou meu espírito.  Nessa hora, senti um grande amor derramado sobre mim. Ela pegou carinhosamente minhas mãos espalmadas, e beijando-me na testa me devolveu ao mundo de alma lavada. Sai dali profundamente agradecida. Com as imagens daquela fé brilhando como velas acesas na memória.
Gratidão a Santian que realizou essa obra,  grande homenagem, um evento emblemático, com as cores da fé registradas na sua fotografia poética.
Gratidão a todos que levaram sua arte como benção a todos nós.
-“Deus te abençoe, Vó Francisca!”

Comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here