A partir de 2018, a ascensão do streetwear (moda de rua, estilo casual) é uma das maiores transformações da moda contemporânea, comparado até com o prêt-à-porter (pronto para vestir) estilo criado por Pierre Cardin em 1959 mas popularizado por Yves Saint Laurent nos anos 60 que revolucionou e democratizou a moda mundial.

Virgil Abloh, afro-americano filho de imigrantes de Gana, criado em Rockford, subúrbio de Chicago, é considerado o símbolo do designer de moda para uma nova era. Arquiteto de formação é comparado a Karl Lagerfeld por ter uma personalidade multifacetada. Trabalha com moda, arte, música (é um DJ bem disputado), móveis, objetos de decoração, diz: “sou criativamente esquizofrênico.”

Depois de um estágio na Fendi em 2003 junto com o rapper Kanye West (seu amigo de longa data) trabalharam juntos inclusive, lançou em 2013 sua própria marca de streetwear a Off-White, tornando-se muito rapidamente a “sensação” da moda. Como um raio que fascina. Todo mundo queria ter um moletom ou uma camiseta da Off-White. Visionário em potencial da cultura jovem, hoje sua marca evoluiu para uma alfaiataria convencional e mistura referências subversivas. Acredita que “qualquer um pode ser qualquer coisa.”  Em 2018 foi o primeiro negro nomeado diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton (fundada em 1854), onde percebeu o potencial do streetwear agregado a alfaiataria da alta costura no mercado de luxo, desenhando roupas, tênis e acessórios “desejo” para um novo mercado e uma nova geração advindos da globalização, do ritmo acelerado do consumo e das mídias sociais.

Virgil Abloh hoje com 39 anos, tem seu trabalho em várias mídias, evidenciando a troca entre elas, com toda a complexidade que demanda um processo integrativo da ação benéfica da arte no produto de moda e da moda no campo da arte, exposto no Museu de Arte Contemporânea intitulado “Figuras da fala” onde mostra as várias fases de sua meteórica carreira. Essa exposição vai até setembro deste ano e é dedicada aos jovens de Chicago (que por sua educação sócio-econômica e outras forças se sentem inferiores) e para aqueles que nunca pensaram que veriam um homem afro-americano de Rockford, Illinois, se tornar uma pessoa bem sucedida em vários setores.

Compartilhe!
Glenda Balbino Ferreira é pianista, publicitária, curso de moda incompleto, empresária dona da camisetaria VISHI e mãe de Theo Charbel, 55 anos.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here