A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciou em 14 de junho, um Ciclo de Minicursos intitulado “Leituras Literárias”. Serão 12 encontros, a ocorrer quinzenalmente, voltados a especificidades da obra de autores e autoras ou a temáticas literárias. Graciliano Ramos, Gonçalo Tavares, Maria Teresa Horta e Italo Calvino serão alguns dos escritores discutidos.

Maria Teresa Horta

Os trabalhos começaram com a análise dos procedimentos de colagem na obra do escritor argentino Manuel Puig, realizada pelo professor mestre Juan Ferreira Fiorini. As inscrições para o evento, realizado totalmente em formato online, são gratuitas e podem ser feitas pelo site  https://www.even3.com.br/leiturasliterarias. A participação é certificada.

A produção literária de Puig tem sido objeto de estudo acadêmico do professor pela dinamicidade com a qual o escritor argentino dialoga com vários produtos da indústria cultural. No encontro foram tratadas questões como os conceitos de colagem enquanto procedimento estético comum à arte, o modo como a colagem é realizada no âmbito do literário, e os efeitos de leitura que a colagem provoca nos romances de Manuel Puig.

A professora doutora Maria Elisa Moreira, uma das idealizadoras do Ciclo, comenta sobre o exercício de leitura literária: “Trata-se de uma condição essencial para a formação intelectual e cidadã de qualquer sujeito. Ler, e ler literatura, nunca foi tão importante como nos últimos tempos, e tão importante quanto ler é também conhecer como lemos, como os outros leem, que formas tão variadas de ler existem”.

Os minicursos são organizados e promovidos pelo Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas (SEMIC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da UFMT, campus de Cuiabá, com o apoio da Mosaico Assessoria. Os encontros estendem-se até novembro, sendo transmitidos pelo canal do YouTube da Mosaico Assessoria, das 19 às 21h.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here