Com assessoria

Em tempos de isolamento o sarau também está sendo revisto revisitado reinventado. Sarau virtual acontece hoje do ponto de rede Cuiabá. Estamos todos a um click nessa vizinhança virtual. Repare que o conceito de geografia se alarga para além da física tradicional. O espaço virtual como componente das geografias sempre me deixou intrigado, afinal, onde fica esse espaço, que se desloca em velocidade absurda entre canais e sinais tele satélites? Pontos de luz em feixes se deslocando de um lugar a outro criando outra fisicalidade. Gosto de imaginar coisas a partir dessa curiosidade.

Sarau é tradição cuiabana desde séculos passados. Já houve períodos que se destacaram pela intensidade com que aconteciam. Os quintais cuiabanos são famosos pelos saraus. Digo, os quintais da elite, nos quintais dos habitantes da beira do rio a história é outra. Também tem lá suas caracteríticas parecidas com o sarau de origem européia do século XVI, que chegou no Brasil em 1808, com Dom João; mas, a verve popular levou para a dança, para o canto de entoação coletiva e ritual, elementos que deram a tônica dos quintais populares, e o desenvolvimento de uma musicalidade típica, a exemplo do siriri, e do cururu. Derivando e misturando com outras musicalidades surgiram o rasqueado, lambadão, até desembocar na cuiabá contemporânea de mil sons e ritmos.

O Sarau que abre o projeto de quatro saraus no Espaço Feitiço da Lua apresenta hoje a cantora Estela Ceregatti e roda de conversa Prof. Dr. Leana Oliveira, sob o tema “O papel da mulher na sociedade”, tudo em live. Os saraus, que vinham acontecendo com frequência no Boa Esperança antes da pandemia e do isolamento social presencial, estão adaptados ao momento e serão realizados com total segurança. Cada sarau remete à uma fase da lua e traz uma temática específica. Serão quatro shows virtuais com atrações musicais no formato live, precedidos de um bate-papo on line com temas variados. A interação não será apenas virtual, pois será ofertado sistema delivery de comida vegana, kombuchas e cerveja artesanal.

O evento conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Especial de Cultura, do Governo do Estado de Mato Grosso e do Governo Federal, que viabilizaram esta iniciativa do Congresso Nacional sobre uma proposta da Deputada Benedita da Silva (PT RJ).

As lives serão transmitidas no perfil de Instagram @espacofeiticodalua.

Serviço

Sarau Virtual Feitiço da Lua – Lua Cheia

Prof. Dra. Leana Oliveira

12/03 “O papel da mulher na sociedade”

18h Roda de Conversa | Prof. Dr. Leana Oliveira

20h Sarau Virtual | Live com um Estela Ceregatti. (Show Terra – Força Mulher)

Delivery e retirada: Jantar vegano da Tempero de Gaia, cerveja artesanal da Cervejaria Artesã e kombuchas da Iza Kombuchas.

Sarau Virtual Feitiço da Lua – Lua Minguante

26/03 “O gênero e sexualidade”

Prf.Dra.Bruna Irineu

18h Roda de Conversa | Prof. Dr. Bruna Irineu

Laura Paschoalik

20h Sarau Virtual | Show Live com um Laura Paschoalik e trio de forró. (Forró da Laura)

Delivery e retirada: Jantar vegano da Tempero de Gaia, cerveja artesanal da Cervejaria Artesã e kombuchas da Iza Kombuchas.

 

 

Sarau Virtual Feitiço da Lua – Lua Nova

09/04 “Terapias Holísticas”

Mariana Borealis

18h Roda de Conversa | Terapeuta Honeia Vaz

20h Sarau Virtual | Show Live Mariana Borealis (Show Passarinho Verde Canta)

Delivery e retirada: Jantar vegano da Tempero de Gaia, cerveja artesanal da Cervejaria Artesã e kombuchas da Iza Kombuchas.

 

 

 

Sarau Virtual Feitiço da Lua – Lua Crescente

23/04 “Saúde Mental durante a Pandemia”

18h Roda de Conversa | Prof. Dr. Henrique Lee

Karola Nunes, “Somos Som”

20h Sarau Virtual | Show Live com Karola Nunes (Somos Som)

Delivery e retirada: Jantar vegano da Tempero de Gaia, cerveja artesanal da Cervejaria Artesã e kombuchas da Iza Kombuchas.

Contato: Gustavo Mendes | (65) 9 8129-9639

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here