Morar em Cuiabá não é para iniciantes. A pessoa deve estar muito preparada para não sofrer de desidratação com os mais de 40° diários, além do tempo seco comparável ao deserto do Saara.

Andar pelas ruas e sentir arrepios do mormaço quente, sentir o sangue escorrendo pelas narinas e a pele craquelar de tanta secura, são eventos bem comuns desse lugar. No entanto, há algumas salvações para que a vida não seja tão sofrida.

Dessa forma, criei um pequeno manual com dicas simples e certeiras, para todos aqueles que ainda não se habituaram com o ‘estágio do inferno’, possam ter a vida um pouco mais tranquila na nossa cidade. Confiram.

1 – Tomar uma chuveirada no meio da madrugada

Quem nunca fez isso naquelas noites tórridas da cidade, onde o suor corre a pele e o calor invade a cama de qualquer um. Queria eu que isso fosse no sentido conotativo. Mas é a mais pura verdade, sem sacanagem.

2 – Jogar água pela casa para refrescar

Isso é uma recomendação médica que todo mundo faz sem titubear. Comprar humidificador às vezes pode pesar no bolso. Por isso, jogar água pela casa ou colocar toalhas molhadas na cabeceira da cama, ajuda a aliviar o calor.3 – Colocar gelo no humidificador

Aquela sensação de ar-condicionado sem gastar horrores com o aparelho ou com a energia.

4 – Ar-condicionado não é luxo: é questão de sobrevivência

Demorou para a prefeitura lançar o programa ‘Meu Ar, Minha Vida’! #ficadica

5 – Ficar pensando / refrescando na geladeira

Quem nunca foi procurar aquele sorvete no pote que tem feijão e ficou refletindo sobre como seria bom se deliciar com um frescor de flocos… ou de morango… e aquela sorveteria Nebraska.. hmmm…

6 – Ligar o ar-condicionado e o ventilador ao mesmo tempo

Tem gente que fala que é pior, que o ar fica mais seco e coisa e tal. Mas vai convencer meu inconsciente de que essa não é uma boa ideia!

7 – Shopping se transforma em parque para passar o tempo

Cuiabano não lota shopping à toa. Lá acaba virando um verdadeiro parque de descanso, com ar-condicionado central e várias coisas para comer.

8 – Sair para comer? Tem ar-condicionado?

Eu fazia essa pergunta sempre rs. Outro #ficadica

9 – Molhar atrás da nuca

Depois de lavar as mãos com água e sabão, nada melhor do que dar aquela molhadinha na nuca antes de sair do banheiro. Frescor sem tamanho.

10 – Dizer: “Só falta Cuiabá ter praia!”

Como se isso fosse amenizar algum calor. Mas é o que todos perguntam. Quem sabe com o aquecimento global que já está acontecendo, isso não vira realidade, não é?! #humorpesado

11 – Sair correndo pra Chapada

Quem nunca inventou uma dor de barriga no trabalho para se refrescar em Chapada, que atire a primeira pedra! rs.

Foto Henrique Schneider Marx
Compartilhe!
Simone também é Sika. Jornalista e artista visual (não necessariamente nessa ordem). Ex-cinéfila que gosta de estudar música e seus personagens, assim como outras vertentes da arte. Feminista, mistura de asiática com paraguaia e cearense, natural de Rondonópolis (MT). Mora em São Paulo, mas leva Cuiabá sempre no coração e no 'djeito'.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here