Com a Agência de Notícias Space News*

O Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso tem extrapolado os muros da academia e semanalmente convida a comunidade para compartilhar de assuntos científicos estimulados por momentos de diversão. Todas as quintas-feiras têm “Cinema na Nuvem”, intercaladas por filmes de ficção e documentários. Sempre às 18 horas.

Nesta, em especial, tem exibição do documentário dramatizado “A história de E = mc2”, que é a teoria da relatividade criada por Albert Einstein, no auditório do IF. A atividade gratuita integra o projeto Física na Nuvem e na sequência, tem bate-papo com professores sobre o assunto proposto.

einstein

Há um século, Einstein, perplexo com os efeitos surtidos por sua revolucionária teoria da relatividade, chegou a uma surpreendente conclusão: massa e energia são equivalentes e estão reunidas na fórmula E = mc2. Este documentário dramatiza a marcante história por trás dessa equação. Dentre as idéias de Einstein, a fórmula E = mc2 é, sem dúvida, a mais famosa. Ainda assim, quantas pessoas sabem o significado real dela na vida real. Assim, este documentário provocativo e instigante desvenda os mistérios desta fórmula aparentemente simples por meio da revelação da história de sua criação.

Para quem não conhece ou não lembra, E=mc2 é uma equação da física moderna utilizada como parte da Teoria ou Princípio da Relatividade. A famosa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que “E” é a energia, “m” a massa e “c” é a velocidade da luz ao quadrado, considerada a única constante do Universo. Sabendo que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 km/s, a Teoria da Relatividade supõe que caso uma massa consiga superar a velocidade da luz, conseguiria ultrapassar a barreira do tempo e espaço.

Vale a pena o programa! Além de diversão, garante repertório!

* O conteúdo é criado pela editora Adriana Nascimento com a colaboração de profissionais da área científica, como professores de Física, astrônomos amadores, astrofotógrafos e pesquisadores

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here