Para transpor barreiras através da reflexão e da provocação, um grupo de comunicadores e artistas se uniu para criar o Portal Cidadão Cultura. Um laboratório cultural que propõe dialogar com todas as expressões humanas através do audiovisual, da literatura, e do jornalismo. O lançamento do site acontece na quinta-feira (7), véspera de feriado, em uma edição especial do Sarau das Artes Free na Praça da Mandioca.

A idealização do projeto começou em 2012 e chega aos cliques dos internautas agora, após quatro anos de maturação. Além de mapear a cultura em Mato Grosso através do diálogo com o que acontece no mundo, o Portal Cidadão Cultura também lança a TV de Quinta(L) que traz entrevistas nos quintais dos artistas, para conhecer mais sobre a intimidade de cada processo criativo.

Sarau das Artes Free - Reprodução
Sarau das Artes Free – Reprodução

O grupo envolvido na produção do site e do evento, vem com conteúdo exclusivo destes jornalistas, escritores, publicitários, fotógrafos, músicos e videomakers. São eles: Caio Mattoso, Carol Marimon, Eduardo Ferreira, Fabrício Chabô, João Fincatto, Lidiane Barros, Marcelo Almeida, Marianna Marimon, Protásio de Morais, Rodrigo Meloni e Theodora Charbel.

Com página e evento no Facebook, o Cidadão Cultura chega com um manifesto sobre o que se pretende fazer para ocupar este espaço.

“Porta escancarada para aqueles que respiram e transpiram cultura e arte. Fora da linha do convencional, para reunir aqueles que estão à margem, na vanguarda da margem. A cidade expande seus limites, não há mais fronteiras. Somos o centro geodésico da América do Sul e devemos transpor as barreiras invisíveis que nos seguram. Expandir. O território não existe mais. É preciso coexistir neste novo tempo, o futuro que chegou, e bate à porta dos desavisados. Qual a nossa contribuição para formar cidadãos?”, questionam.

Sarau Teatro UFMT

O manifesto afirma que a pergunta não pode calar e apresentam a proposta de um laboratório cultural.

“Um laboratório cultural para construir um novo conceito de cidadania e de cultura. Multicultural. Audiovisual, documentários, videoclipes, entrevistas, TV de Quinta(L), artes visuais e experimentais, literatura, agenda cultural, música, ensaios, economia criativa, filosofia de vida, enfim, um espaço aberto que dialoga, usa a intertextualidade para se situar no ambiente contemporâneo. Cidadão Cultura vai trazer conteúdos múltiplos e de diferentes visões”, apresentam.

Com o lançamento do site, o primeiro programa do TV de Quinta(L) traz entrevista exclusiva com o artista visual, Wlademir Dias-Pino que está com sua exposição “O Poema Infinito” no Museu de Arte do Rio (MAR) até 5 de junho. Dias-Pino iniciou o intensivismo em Cuiabá na década de 40 e também o poema processo.

Serviço

Lançamento do Portal Cidadão Cultura
Quando: 07.04 (véspera de feriado pelo aniversário de Cuiabá)
Horário: 19h
Local: Praça da Mandioca, Centro Histórico
Compartilhe!
Marianna Marimon, 30, escritora antes de ser jornalista, arrisco palavras, poemas, sentidos, busco histórias que não me pertencem para escrever aquilo que me toca, sem acreditar em deuses, persigo a utopia de amar acima de todas as dores. Formada em jornalismo (UFMT) e pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here