É com a capacidade de nos transportar para os ambientes que Stéfanie Sande nos leva para dentro da história em Virgínia, seu novo romance. Entre as paisagens e os lugares que se confundem com as nossas próprias memórias, a escritora narra a relação de duas mulheres.

Era meu último fim de semana em Cuiabá. Jantava com amigos no meu café favorito quando uma figura familiar entrou acompanhada de um desconhecido. Virgínia. O Metade Cheio estava lotado, mas havia um vão entre as pessoas por onde ela encontrou meu olhar e sorriu com uma expressão surpresa.

Com o início do isolamento e as incertezas sobre a pandemia, Stéfanie começou a escrever um diário de quarentena, onde surgiram os elementos que formaram o livro. “Virgínia é um romance sobre se apaixonar. Ele se passa em Cuiabá e Chapada dos Guimarães e é narrado em primeira pessoa por Ariel, jovem que se apaixona perdidamente pela inacessível Virgínia no primeiro ano da pandemia”, conta.

Dedicada à literatura, Stéfanie é uma leitora voraz. Livros e livros ocupam suas estantes, tantos outros títulos armazenados no kindle. Trocamos muitas figurinhas literárias e obras de autoras que desejava há tempos vieram parar em minhas mãos pelas mãos dela.

A escritora Stéfanie Sande

É com esse ímpeto em direção à narrativa literária, que Stéfanie publica seu segundo romance e segue abrindo caminho para outras jovens escritoras. Nessa busca em se aperfeiçoar e se especializar cada vez mais, ela cursou o mestrado e agora o doutorado em escrita criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). De aluna passou a monitora da oficina de criação literária do professor Assis Brasil, em curso desde 1985.

“A novela ‘Virgínia’ é graciosa, leve e profunda, ao mesmo tempo. Acompanhamos com muita solidariedade e com algum sorriso de complacência as atribulações da Ariel, tão pequenas à vista exterior, mas tão grandes e devastadoras na perspectiva dela. À parte disso, há a visão interna de um país submerso na pandemia. É o depoimento em off de como as pessoas estão lidando com essa praga, e de como as vidas podem ser abaladas pelo temível horizonte de incertezas”, escreveu Assis sobre a obra.

Para permanecer no caminho da cultura, da arte, é preciso persistência, determinação e comprometimento. Stéfanie tem todas essas qualidades aliadas à sua paixão por ler e escrever. Virgínia chegou no on-line e os retornos dos leitores contribuíram para aprimorar ainda mais a obra, explica a autora. O livro figurou na lista de romances com temática LGBTQIA+ da Amazon.

O bate-papo de lançamento do romance “Virgínia”, da escritora Stéfanie Sande, acontece nesta quinta-feira (08), às 16h30 (horário de Brasília). A live será mediada pelo jornalista Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews, e contará com a presença Luiz Antonio de Assis Brasil, autor de mais de 20 romances e professor-titular em escrita criativa na  PUCRS.

Serviço

Bate-papo de lançamento do romance “Virgínia”, com Stéfanie Sande, Luiz Antonio de Assis Brasil e Leonardo Neto
Quando: Quinta-feira (08)
Horário: 16h30 (horário de Brasília)/ 15h30 (horário local)
Link de acesso: aqui.

Onde adquirir “Virgínia”

1. No site da Editora Cálida
2. Na livraria Mega Fauna (São Paulo, edifício Copan): Megafauna
3. Na livraria Gato Sem Rabo (São Paulo, Rua Amaral Gurgel, 352)
4. Na Amazon
5. Livraria Martins Fontes

Compartilhe!
Marianna Marimon, 30, escritora antes de ser jornalista, arrisco palavras, poemas, sentidos, busco histórias que não me pertencem para escrever aquilo que me toca, sem acreditar em deuses, persigo a utopia de amar acima de todas as dores. Formada em jornalismo (UFMT) e pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here