O nosso olhar colonizado e colonizador é branco. Nossas referências culturais e intelectuais, em sua grande maioria, são brancas. Agora (antes tarde do que nunca), estamos mudando esse referencial branco e passando a consumir conteúdo produzido por pessoas negras. O roteiro cultural dessa semana é dedicado ao protagonismo negro no audiovisual brasileiro, com trabalhos que abordam a temática e aprofundam o conteúdo sobre o racismo. Com isso, pretendemos contribuir com o debate e o letramento racial de todos, todas, todes. Então, separa um tempo, liga a TV, o computador, ou o celular mesmo, e dá o play nas opções que selecionamos para vocês!

A curadoria desse material foi realizada pela diretora de arte Michelly Thomaz.

Biblioteca Instituto AfroAmparo

Diversidade de pesquisas, textos, e vídeos foram reunidos em uma biblioteca virtual organizada pelo Instituto AfroAmparo. No acervo, constam documentários e vídeos curtos. Vale a pena tirar um tempo para navegar na seleção de informações relevantes.

Sabrina Fidalgo

Sabrina Fidalgo é cineasta, roteirista, atriz e produtora brasileira. A “Trilogia do Carnaval” se iniciou com o premiado curta-metragem “Rainha” de 2016 e a segunda parte intitulada “Alfazema” foi lançada em 2019, garantindo novas premiações em festivais de cinema.

Quarentena CULTNE

O maior acervo digital de cultura negra na América Latina, o CULTNE, selecionou uma programação especial para o período da quarentena, que inclui cinema, samba, música, teatro, e muito mais. Confira!

Jeferson De

O cineasta Jeferson De foi um dos criadores do movimento de cinema negro brasileiro Dogma Feijoada. Em sua filmografia, tem em Bróder seu primeiro longa, e o trailer do seu novo filme M-8 Quando a morte socorre a vida é de arrepiar.

Madame Satã

Madame Satã é um filme brasileiro e francês de 2002, do gênero drama biográfico, dirigido por Karim Aïnouz. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

NEGRUM3

Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3, do cineasta Diego Paulino, propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.

O curta-metragem de Julia Zakia foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e selecionado para a mostra Geração. O filme traz Ana Flavia Cavalcanti como protagonista, roteirista e codiretora.

Joel Zito de Araújo

Cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, Joel Zito de Araújo é diretor do documentário Negação do Brasil (2000),  que analisa a participação de atores negros nas novelas brasileiras. Em uma extensa entrevista ao Itaú Cultural, o cineasta aborda a história do cinema na África em Diálogos Ausentes.

O Cidadã(o) Cultura agradece a colaboração de Michelly Thomaz, que atua como coordenadora, produtora e diretora de arte em cinema. Nasceu em Cuiabá/MT e foi radicada na cidade do Rio de Janeiro por 15 anos, hoje transita entre o eixo Rio e São Paulo. Começou sua carreira como atriz e nas artes visuais e audiovisual desenvolveu seu oficio como produtora. Participou de dezenas de exposições, editoriais, campanhas publicitárias e longas-metragens premiados.

Compartilhe!
Marianna Marimon, 30, escritora antes de ser jornalista, arrisco palavras, poemas, sentidos, busco histórias que não me pertencem para escrever aquilo que me toca, sem acreditar em deuses, persigo a utopia de amar acima de todas as dores. Formada em jornalismo (UFMT) e pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here