Exposição | O todo e suas possibilidades

Foto: Rafael Pereira
Foto: Rafael Pereira

O artista plástico cuiabano Pedro Wagner inaugurou, nesta quinta-feira (22), a primeira exposição solo dos próprios trabalhos, com acesso gratuito, no Shopping Estação Cuiabá.

Utilizando a técnica de acrílico sobre tela, na exposição “O Todo e Suas Possibilidades”, o artista analisa tudo o que já aprendeu na vida e as curiosidades que teve a oportunidade de sanar em 12 obras, sendo 9 prontas e outras 3 a serem produzidas ao vivo nos dias 31/07, 07 e 14/08, das 14h às 22h.

Data: de 22 de julho a 29 de agosto
Local: Shopping Estação Cuiabá

 

Exposição | Pedras do Meu Caminho

Foto: José Medeiros

As emoções são a marca do artista visual Paulo Pires, que encontrou nas pedras a forma de expressar arte. Algumas dessas obras estarão na exposição “Pedras no Meu Caminho” que está sendo realizada na associação A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá.

A exposição segue aberta até o dia 31 deste mês, sempre entre 10h e 20h, com entrada gratuita. É necessário confirmar presença pelo whatsapp (65) 98114-0315. As obras estarão disponíveis para venda.

 

Festival Maçãs

Cantoras das periferias mostram todo o seu poder em uma edição online do Festival Maçãs, que promove quatro lives repletas de amor entre os dias 17 de julho e 7 de agosto. E você pode conferir tudo de graça pelo canal do evento no Youtube sempre aos sábados, a partir das 19h.

O rap de Thaís Lim pode ser conferido neste sábado, dia 24. A cantora, poetisa e escritora começou a compor em 2012, mas deu início a sua carreira musical apenas seis anos depois. Desde então, ela lançou o EP “Mais uma (P)arte de SP” (2019), com as canções “Autonomia”, “Erva e Planta” e “Asas”.

Saiba mais sobre o festival aqui!

 

#emcasacomsesc

CinemaO Sesc São Paulo apresenta uma série dedicada à sétima arte, o Cinema #EmCasaComSesc, com exibição gratuita de filmes em streaming e curadoria do CineSesc. Toda semana, novos títulos são disponibilizados. Os filmes têm permanência temporária; verifique as datas e programe-se.
Os filmes podem ser assistidos aqui.
Ótima sessão a todes!

 

Música e Teatro

A live musical da sexta (23) celebra a trajetória do veterano sambista e compositor Almir Guineto (1946-2017), um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal e o responsável por introduzir o banjo nas rodas de samba. O show “Tributo a Almir Guineto”, transmitido ao vivo do Sesc Pompeia, reúne o cantor João Pedro, grande amigo e um dos parceiros de Guineto, e a banda Fruto do Meu Suor, formada por instrumentistas que acompanharam o artista carioca em shows no Brasil e pelo exterior. Obras que fizeram sucesso com o músico, como “Insensato Destino”, “Conselho”, “Caxambu” e “Mel na Boca”, fazem parte do repertório.

O Crianças #EmCasaComSesc deste sábado (24) viaja pelo continente africano. Diretamente da biblioteca do Sesc 24 de Maio, a contadora de histórias Giselda Perê apresenta “Agbalá Conta: Quantas Áfricas Tem na África?”. A live percorre os países africanos por meio de um mapa lúdico, numa viagem narrativa que leva o público a diferentes dimensões culturais desse imenso e diverso território. Agbalá Conta é uma cabaça encantada que, quando se abre, espalha histórias das ancestralidades africana e afro-brasileira.

O sábado segue animado com a apresentação da cantora Roberta Miranda no Música #EmCasaComSesc. Diretamente do Sesc Pinheiros, ela realiza o show “Linha do Tempo”, que contempla os maiores sucessos da carreira da artista, como “Majestade, o Sabiá”, “Duas Taças” e “Vá com Deus”, além de clássicos sertanejos e canções de Luiz Gonzaga, a exemplo de “Asa Branca” e “Pau de Arara”. A rainha do sertanejo também canta pela primeira vez sua nova música, “Bom Dia Minha Terra”.

Fechando o fim de semana, o Teatro #EmCasaComSesc transmite ao vivo, diretamente de Curitiba, a peça “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, da Cia. Stavis-Damaceno. A dramaturgia, assinada por Marcos Damaceno a partir da obra do escritor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989), foi escrita especialmente para a atriz Rosana Stavis. Na trama, em um jantar artístico em homenagem a um famoso ator do Teatro Nacional, uma mulher percebe que está em uma reunião de talentos medíocres. Arrependida de ter aceitado o convite, enquanto o espera, ela reflete sobre sua vida e o meio que a cerca, sob a lembrança de uma amiga enterrada naquele mesmo dia.

Para assistir aos shows e aos espetáculos você já conhece o esquema: as lives acontecem no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. Você também pode acessar as playlists pelas linguagens para curtir os shows e espetáculos disponíveis no nosso acervo e continuar desfrutando de arte e cultura sem sair de casa.

 

Festival Mundial de Circo

Crédito: Roland Larente / Assessoria de Imprensa Casa 9
Crédito: Roland Larente / Assessoria de Imprensa Casa 9

Respeitável público, o circo chegou! O Festival Mundial de Circo foi transportado para o picadeiro virtual. A programação conta com 24 trabalhos de artistas do Brasil, Canadá, Espanha, França, Holanda e Uruguai.

A 20ª edição do Festival Mundial de Circo acontece de 16 a 25 de julho e conta com espetáculos circenses, exposição, oficinas e documentários. O público tem acesso gratuito a todas as atividades no site oficial do evento. Para assistir tudo, é só entrar na seção “Bilheteria” e fazer um cadastro.

As obras apresentadas trazem temáticas contemporâneas, como gênero, relações amorosas, os desafios da comunicação e as novas tecnologias, a solidão humana e o isolamento social no contexto da pandemia. Já a Mostra de Cenas Circenses conta com seis mostras inéditas, sendo quatro adultas e duas infantis.

 

1ª Festa da Palavra

Com a missão de festejar a língua portuguesa e incentivar o hábito da leitura, a 1ª Festa da Palavra presenteia os leitores de plantão com uma programação online incrível, com direito a bate-papos, shows, teatro e oficinas.

O evento acontece entre os dias 22 e 25 de julho, com transmissão aqui pelo YouTube. E o melhor: é tudo de graça!

Entre os convidades já confirmados, estão Chico César, Lázaro Ramos, Ellen Oléria, Daniel Munduruku, Caê Guimarães, João Carrascosa, Berndette Lyra, Maria Rezende, Marcelino Freire, Jean Wyllys e Bia Ferreira.

Logo na abertura do festival, a atriz capixaba Elisa Lucinda apresenta o solo teatral “Palavra é Poder”. No espetáculo, entre músicas, relatos sobre situações do cotidiano e poemas, ela discute temas fundamentais para a nossa sociedade, com racismo, igualdade e diversidade.

Outros destaques da programação são as mesas de discussão “Como me tornei escritora”, com Kiusam de Oliveira, Bernadette Lyra e Maria Rezende; “A força poética das Narrativas”, com João Carrascoza e Filinto Eliseo; e “Na Minha Pele”, com Lázaro Ramos e Elisa Lucinda.

Ainda tem shows de Ellen Oléria, Bia Ferreira e Juliano Gauche; bate-papo musical com Chico César e Elisa Lucinda; a oficina “Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo a Partir de Ancestralidade Africana”, com Kiusam de Oliveira; e uma sessão do filme “Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente”, dirigido Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here