Cinemato

O Quê: Em formato virtual, o 20º Cinemato começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 21 de maio, com exibições diárias de produções vindas de todo o Brasil. Via canal oficial no YouTube, uma live marca o início do festival, às 17h30 (horário de MT). A programação e links de acesso podem ser consultados diariamente no site oficial: www.cinemato21.com.br .

Filmes ficam disponíveis por 24 horas; depois da mostra competitiva (entre os dias 10 e 15 de maio), começam as mostras paralelas e temáticas (de 16 a 20). Premiação será no dia 21

 

CatalogART

O Quê: O programa CatalogART, contemplado no edital Mato Grosso Criativo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), abriu inscrições para a capacitação Ecossistema MT “Mapeando o Futuro”. O período de inscrição vai de 13 a 31 de maio, no site do programa catalogart.com.br. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico.

O Ecossistema MT “Mapeando o Futuro” é voltado para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. A capacitação é gratuita. O programa de consultoria será realizado até junho e tem como principal objetivo impactar 100 pessoas, mesclando modelos de Gestão Ágil e técnicas de Arteterapia com o objetivo de criar novas possibilidades de valorização e geração de renda.

A jornada de atendimentos e formação terá duração de cinco dias para cada turma, sempre no período da noite. As inscrições vão contemplar 10 vagas por turma. As consultorias serão propostas até o final de junho e devem alimentar um banco de dados voltado para o estudo dos impactos da crise financeira no setor da economia da cultura no estado de Mato Grosso.

Serviço

Ecossistema MT “Mapeando o Futuro”

Local: Laboratório de Inovação GC Consultoria

Inscrições: de 13 a 31 de maio de 2021

Informações: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235

Agendamentos: catalogartmt@gmail.com

Link para inscrição no site: catalogart.com.br

Jehf Rosa lançou o álbum “O Cuiabaníssimo”

Cantor e compositor, Jehf Rosa lançou o álbum “O Cuiabaníssimo”, composto por oito canções autorais que levantam a bandeira do orgulho de ser cuiabano. O EP recém-lançado já pode ser acessado pelo Spotify.

E para quem perdeu o show de lançamento, também pode assistir a gravação, que está disponível no Youtube. A apresentação foi realizada como parte da programação do Música em Pauta, do Sesc Arsenal.  No show, o multiartista apresenta costumes, modos de vida e a identidade do povo da baixada cuiabana.

Jehf explica que o álbum apresenta um repertório que aborda a vida comum e genuína do mato-grossense contemporâneo, em um mix das influências e referências culturais e históricas dos povos.

“Neste álbum venho só com músicas regionais que enaltecem a tradição renovadora e transformadora de Mato Grosso, plantando a semente da vida em nosso cotidiano, reafirmando o ser cuiabano de ‘chapa e cruz’”, destaca Jehf.

“O Cuiabaníssimo” conta ainda com a participação de dois grandes nomes da música popular de Mato Grosso, Hamilka Rizo, a voz feminina do lambadão, e Edmilson Maciel, da Banda Terra.

O projeto foi contemplado no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

Parto-exposição – Ateliê Gestando Artes

Obra de Jú Queiroz, 2020 – Encontrar em mim mesma o colo reconfortante (1)

O Quê: Foram dois meses de trocas de saberes e criações entre mulheres grávidas, mães, artistas e doulas no Ateliê Gestando Arte. Um projeto gestado em meio ao anseio por encontros e aos desafios da pandemia, e que certamente colhe frutos de muitos aprendizados. Sua última etapa, chamada de “parto-exposição”, traz à luz obras criadas por oficineiras e participantes das atividades artísticas viabilizadas pela Lei Aldir Blanc.

Em um site lançado em comemoração ao Mês das Mães, além de criações do Ateliê Gestando Arte, estão expostas obras relacionadas às temáticas do feminino e da maternidade de autoria da equipe artística composta por mulheres mato-grossenses. São elas, a fotógrafa e psicóloga Jú Queiroz, a multi-artista e pesquisadora Thais Fernanda, a manualista e educadora Alice Pereira e a artista plástica e doula Daniela Monteiro, proponente do projeto.

No endereço virtual, https://www.ateliegestandoarte.com.br, gestantes também terão acesso a um e-book com informações e dicas para realizar a cerimônia de despedida e pintura da barriga, já que não será possível celebrar presencialmente esse momento – conhecido como Chá de Bênçãos – também idealizado pelo Ateliê Gestando Arte.

O projeto contemplado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), oportunizou oficinas de pintura, manualidades, autorretrato e modelagem em argila. Encontros terapêuticos e rodas de conversa sobre parto e maternidade também fizeram parte da programação voltada especialmente a gestantes e puérperas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.

O foco foram mulheres de comunidades da região Sul da capital. O Ateliê, inclusive, chegou a ter um espaço físico no bairro Jardim Imperial, onde foram realizados os primeiros encontros e oficinas, posteriormente adaptadas para o formato virtual devido de um novo pico de casos de covid-19 em Mato Grosso.

Serviço 

Parto-exposição – Ateliê Gestando Artes
Endereço: https://www.ateliegestandoarte.com.br/

Mais informações sobre o projeto: https://www.instagram.com/ateliegestandoarte/

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here