Desde que surgiram acompanho (curiosa que sou) o trabalho (bem eclético) dos irmãos Humberto e Fernando Campana, 67 e 58 anos respectivamente, e desde então seu trabalho/universo representou para mim, um novo significado e uma nova e surpreendente abertura no meu olhar ao perceber/sentir um design original/desafiador, tipo que grita para o mundo, com objetos inimagináveis feitos com os mais diversos elementos como fibras de algodão, plásticos, lascas de madeira, fios de PVC, papelão, cordas, garrafas pet, palha, bichos de pelúcia (materiais baratos e recicláveis), gerando composições híbridas ou não, que se rendem à natureza do nosso Brasil.

Brasileiros do interior de São Paulo, da cidade de Brotas, os irmãos Campana estão comemorando 35 anos dedicados ao design, reconhecidos mundialmente sua arte sempre teve uma filosofia sustentável, reutilizando e re-significando objetos utilitários e materiais para muitos considerados lixo. Suas peças agregam técnica e arte, em um trabalho muito experimental conseguem aliar tecnologia e produção artesanal rompendo a fronteira entre arte e design. “Nosso trabalho é testar os limites dos materiais para ver o que proporcionam à estética e ao conforto.”

Nenhum dos dois tem formação em design. Humberto estudou Direito e Fernando Arquitetura. Se juntaram em 1983 quando Humberto deixou o Direito para se dedicar a fazer pequenos objetos. Humberto quando criança dizia a seu pai que queria ser índio e Fernando dizia que queria ser astronauta. Numa exploração intuitiva/sensorial investigam novas possibilidades na criação dos seus móveis/objetos. Ousados, antagônicos como o chique e o kitsch, o colorido, a funcionalidade, a originalidade, esses elementos se fazem presentes na sua arte carregada de brasilidade e impacto visual.

A Poltrona Vermelha (1993), feita de 500 metros de corda, trançadas manualmente, é sua peça mais famosa e a que deslanchou suas carreiras internacionalmente com a exposição em 1998 no MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) tornando-se parte do seu acervo permanente juntamente com a Cadeira Cone (1997) e a Mesa Inflável (1995).

“Os irmãos Campana foram os primeiros a levar o design para o mundo da arte” diz Ana Lucia Lupinacci (coordenadora do curso de Design da faculdade ESPM de São Paulo), “na verdade, os irmãos Campana são grandes observadores. O que eles fazem é capturar a essência das coisas materiais, como as lembranças da infância no interior, e transformá-las em objetos, sejam eles úteis ou apenas contemplativos.”

Na moda criaram camisas para a Lacoste, sandálias e bolsas para a Melissa. Criam pontes e diálogos, trocas de informações e parcerias com comunidades, fábricas e indústrias. Com peças exibidas no mundo todo e com acervos permanentes em vários museus do mundo como o Georges Pompidou de Paris, o Vitra Design da Alemanha, o Masp de São Paulo e por aí vai, suas produções tornam sua obra tão universal e tão brasileira.

Sobre a exposição intitulada “Fernando and Humberto Campana: Hybridism”, exibida em Nova York (2017) na Galeria Friedman Brenda, disseram: “hibridismo para nós significa se adaptar a momentos difíceis. Aqui vivemos uma crise política sem precedentes. No mundo, a crise de refugiados, o conflito na Coréia do Norte e a calamidade da Venezuela nos deixam em catarse. É sobre isso que a mostra fala: tudo o que nos magoa e nos desanima é representado por meio da arte.”

“Design não é glamour, design é chão de fábrica.” (Irmãos Campana)

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Glenda Balbino Ferreira é pianista, publicitária, curso de moda incompleto, empresária dona da camisetaria VISHI e mãe de Theo Charbel, 55 anos.

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