O Metropolitan Museum of Art de Nova York apresenta até o dia 24 de Fevereiro de 2019 a exposição: The Body Transformed. Atravessando o tempo e o espaço, esta exposição explora como a joia atua e ativa o corpo que ela adorna. Abordando seis modos diferentes do corpo: Desconstruído, Divino, Régio, Idealizado, Sedutor e Resplandecente, são mais de 200 joias e ornamentos ao lado de pinturas, esculturas, gravuras e fotografias que demonstram o papel social, político e estético da joalheria e sua relação com o corpo humano ao longo de 5.000 anos de história mundial.

A curadora Melanie Holcomb diz: “adornar o corpo é, na verdade, uma das atividades mais complicadas e significativas em que os seres humanos se envolvem. Usamos jóias para explorar medos, despertar o desejo e provocar admiração.”

Considerando qualidades mais amplas e universais, a joalheria tem sido associada há muito tempo ao comportamento metafísico, usado durante milênios e em diferentes culturas para invocar espíritos, apaziguar deuses e invocar ancestrais. “Você é o que você veste, e é no vestir que você se torna.” (Melanie Holcomb)

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here