Por Rodolfo Perdigão*

Iluminação, Paleta de cor e Psicologia

iluminação paletes interestelar

Cooper acabou de acordar assustado de um sonho e após falar com a filha se dirigiu à janela. Podemos reparar que a profundidade de campo é muito pequena dando bastante ênfase apenas no que o personagem está sentindo (distância nariz para a cortina).

Dentro do mesmo frame nota-se que a paleta de cor usada no filme especialmente em algumas cenas pode nos remeter a outro local sem ser o nosso planeta. As cores utilizadas nessa manhã não são normais. A utilização de uma tonalidade mais roxa no rosto ao invés de um laranja, pouco verde e azul em um tom menos saturado mostra que Cooper pode estar meio adormecido ainda.

Linha do Horizonte, Compressão e Psicologia

Horizonte compressão
Aqui está um bom exemplo do uso correto da linha de horizonte e compressão.  O ângulo da câmera mostra que o horizonte está mais alto (filmado para o topo da colina) então não podemos ver o que se encontra depois daí.

Digamos que no fundo teria montanhas ou mesmo uma cidade onde existiram outros humanos, este quadro seria normal. Contudo não existe, é apenas uma trilha e eles estão sendo comprimidos por milho sozinhos. Começa parecendo quando estão nos outros planetas, em que estão sozinhos e não é possível habitar devido aos recursos.

Enquadramento e Psicologia

EnquadramentoAqui está um frame de alto impacto. O pneu é maior que Cooper e Murphy. O enquadramento escolhido neste frame mostra a potência que tem uma máquina, que por mais que seja controlada pelo homem, se ela quiser destruir ou alcançar outros mundos elas são fundamentais.

Iluminação e Psicologia

IluminaçãoNestes dois frames analisamos como que a utilização de muita luz e a falta dela pode transmitir medo.

Cooper acabou de sair do carro para abrir um portão e Murphy ficou esperando na escuridão (frame à esquerda). Já quando vão em direção a ela no carro a utilização de bastante luz enfatiza o medo presente na cena (frame à direita). Luz é o que precisamos para ver, mas muita luz também cega.

Argumento, Ator e Psicologia

ator e argumentoNesta sequência em que o Professor Brand fala com o Cooper sobre como salvar a vida na Terra podemos ver que o ator transmite algo quase imperceptível.

Brand argumenta sobre sair do nosso planeta em busca de outros, que lá fora no espaço está a esperança. Já Cooper argumenta como a sua família tem bastante importância para ele e que não os pode deixar, mas observem com atenção a cena. Cooper fala olhando para o alto, longe de tudo. Embora o seu coração esteja na terra, algo o chama para o espaço.

*Rodolfo Perdigão estuda e respira cinema, é diretor de fotografia, editor e roteirista.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here