Por Paulo de Tarso*

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernades, nasceu em Sobral Ceara no dia 26 de 0utubro de 1946. Seu pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava em coro de igreja. Tinha tios poetas e boêmios. Ainda criança recebeu influência dos cantores de rádio Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Estudou piano e música coral, sendo também programador da rádio da sua cidade natal. Em 1962, mudou-se para Fortaleza onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Pois foi na carreira artística que conheceu sucesso e fama e tornou-se um dos mais ilustres compositores/letristas da música popular brasileira.

belchior 5Belchior é um dos membros do chamado “Pessoal do Ceará”, que inclui Fagner, Ednardo, Rodger, Cirino e outros. Começou sua carreira apresentando-se em festivais de música no Nordeste, entre 1965 e 1970. Em 1971 inscreveu-se no IV Festival Universitário e ganhou o primeiro lugar com a música “Hora do almoço”, interpretada por Jorge Melo e Jorge Teles. Na mesma época, conheceu o cantor e compositor Sérgio Ricardo, que escolheu a música “Mucuripe”, feita em parceria com o também cearense Fagner, para fazer parte do disco “Bolso do Pasquim”, jornal alternativo daqueles anos. Em 1972, começou a obter o reconhecimento nacional a partir da gravação de “Mucuripe” pela cantora Elis Regina.

belchior_04Em seguida, transferiu-se para São Paulo, onde compôs trilhas sonoras para filmes de curtas-metragens. Na mesma época apresentou shows em praças públicas e fez aparições em programas de televisão. Em 1974 lançou seu primeiro disco, “A palo seco”, cuja música título tornou-se sucesso nacional. Nesse mesmo ano faria sucesso novamente com a canção “Paralelas”, regravada em 1976 pelo cantor Erasmo Carlos no LP “Banda dos contentes” e pela cantora Vanusa. A música “Paralelas” tornou-se um dos grandes hits do final dos anos 1970.

No mesmo ano lançou pela PolyGram o LP “Alucinação”, que vendeu 30 mil cópias em apenas um mês, graças a sucessos como “Apenas um rapaz latino-americano”, “Velha roupa colorida”, “A palo seco” e, principalmente, “Como nossos pais”.belchior (1)Em 1978, lançou o LP “Todos os sentidos”. Na mesma época realizou um show com a cantora Simone no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, visto por mais de 100 mil pessoas. Em 1979, voltou a fazer sucesso com a canção “Medo de avião”, de sua autoria, que é título do LP lançado pela Warner naquele ano. Em 1982 lançou, também pela Warner, o LP “Paraíso”, no qual abriu espaço para os então jovens artistas Guilherme Arantes, Ednardo Nunes, Jorge Mautner e Arnaldo Antunes.

Sem Data. Credito: Arquivo EM. Brasil. Belchior, cantor e compositor brasileiro.
Credito: Arquivo EM. Brasil. Belchior, cantor e compositor brasileiro.

Em 1988 lançou pela PolyGram o LP “O elogio da loucura”, lançado no Teatro João Caetano, com recordes de público. Em 1997, tornou-se sócio da gravadora Cameratti. Em 1999, lançou pela BMG o álbum duplo “Auto-retrato” no qual 25 de suas composições receberam novo tratamento e arranjos feitos, dentre outros, por Rogério Duprat, André Abujamra, Ruriá Duprat e Sérgio Zurawski. Um de seus grandes momentos foi a regravação de “Velha roupa colorida”.

Musico Belchior em 1977. FOTO DIVULGAÇÃO.
Musico Belchior em 1977. FOTO DIVULGAÇÃO.

Em 2002, gravou com Amelinha e Ednardo o CD “Pessoal do Ceará”, produzido por Robertinho do Recife, com duas músicas inéditas: o coco-repente “Mote, Tom e Radar”, de Ednardo e “Bossa em palavrões”, de sua autoria. O restante do CD é composto por obras antigas compostas por ele e por  companheiros  do nordeste. A pergunta que fica é: Por onde anda  esse rapaz latino americano que cantava feito faca afiada e cortava nossa carne deixando cicatrizes como troféu que nos enchia de orgulho de sermos todos rapazes latinos americanos.

7b9359d716fc3b625db460570758feb5JUKEBOX

Galos, noites e quintais

As velas do Mucuripe

Palo Seco

Como nossos pais  

 Medo de Avião 

Velha roupa colorida

Rapaz latino americano

 

*Paulo de Tarso é jornalista, radialista, pesquisador e produtor musical. 
Palmeirense verde de paixão, na luta para ser campeão brasileiro em 2016.

Comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here