Por Raul Fortes

Desde abril deste ano, a TV Assembleia, canal 30.1, tem exibido o programa Palavra Literária, do qual sou apresentador. O programa foi idealizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e executado pela produtora Monkey Filmes. A experiência de transformar um projeto como esse em realidade, me aproximou (e reaproximou) de escritores importantes que vivem em Mato Grosso.

Ao conversar com esses escritores, uma coisa é certa: todos eles gostam de falar de suas referências, das coisas que leram, ouviram, viveram e, consequentemente, deixaram marcas em suas obras.

Todos nós somos um pouco das nossas referências. Não adianta fugir! E, vendo por esse aspecto, iniciativas como o programa Palavra Literária se fazem tão relevantes, porque ampliam os olhares e levam essas referências a mais e mais pessoas.

O mesmo vale para sites como o Cidadão Cultura,  Tyrannus Melancholicus e Ruído Manifesto, que têm fortalecido a escrita dos que vivem em Mato Grosso e também realizam importante intercâmbio com autores de outros Estados e até de outros países.

Ao propagar os trabalhos desses escritores, o programa fortalece a literatura produzida em Mato Grosso. Dessa maneira, autores como Luciene Carvalho, Aclyse Mattos, Marta Cocco, Luiz Renato, Caio Ribeiro e tantos outros, podem ganhar mais visibilidade, passando a ser uma referência para outros escritores e leitores.

Sim, leitores também! Afinal, literatura não é só de quem escreve. O livro não seria nada sem a voracidade do leitor, que não descansa até que a última palavra seja lida. Por isso mesmo, outra alegria que vivenciei durante o processo de realização do programa foi observar que Cuiabá está ganhando novos lugares para quem não dispensa a companhia de um livro, sejam bibliotecas ou sebos como o Rua Antiga, Gabinete Antes do Café e o Raro Ruído.

Por meio do Palavra Literária também é possível levar mais informação para o público, resgatando um pouco sobre a trajetória de personalidades importantes da nossa história. O quadro “Álbum de memórias” é prova disso. Nele trouxemos nomes como Silva Freire, Antônio Sodré, entre outros. E no que se refere à informação, cada edição do programa traz uma dica de leitura e também um quadro sobre livros que viraram filme.

Que venham outros programas, outros projetos para divulgar quem se dedica à escrita e vive por essas terras! Que venham mais lugares para aproximar leitores e escritores. Assim teremos mais Lucindas, Lorenzos, Marilias, Eduardos… e a literatura brasileira produzida em Mato Grosso poderá alcançar cada vez mais lugares e pessoas, em um crescente movimento de expansão de fronteiras.

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLewWxaZexvj0t32dLnLeMFcadqlf4XuNo

Raul Fortes é músico educador e apresentador. Articulista do Olhar Conceito, 
atualmente comanda os programas “Disse me Disse” e “Capital no Samba”, na 
Rádio Capital, e é uma das cabeças de cinco grupos musicais. Ele está à frente do 
programa "Palavra Literária", produzido pela Monkey Filmes e exibido pela 
TV Assembleia. 
Compartilhe!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here