Por Rodrigo Brito*

Rondonópolis é uma cidade de Mato Grosso que se destaca pelo amplo crescimento e desenvolvimento. No campo da arte, a cidade também se sobressai e vem produzindo artistas de diferentes visões estéticas. Apresento aqui, alguns desses músicos que expressam os sons e ritmos nos mais variados campos da criatividade humana, motivando, inspirando e renovando, todos os dias, o nosso gosto musical. Há, obviamente, inúmeros artistas na cidade, isso significa que esta publicação não pretende se tornar uma lista definitiva ou um mapeamento de músicos. A cidade vem produzindo artistas que estão se destacando no cenário regional e nacional, por isso, convido você, leitor, a um passeio. Conheça alguns dos nomes desse rol de artistas locais, e acredite, ainda ouviremos muito sobre eles!

Gabriel Carmo

Formado em Psicologia pela UFMT, Gabriel dedica seus dias à música. Baixista, toca solo e em bandas de diferentes sonoridades: do rock, blues, reggae ao clássico. Lançou, ano passado, o DVD Malungo Brasileiro e circulou por Mato Grosso e Rio de Janeiro para divulgar o trabalho autoral. Tanto o músico quanto as suas produções são marcados pela intensidade e sutileza, que deixam o ambiente mais acolhedor.

Luiz Góes

Pensa num agitador cultural! É o Luiz Góes! Desde criança na música, Luiz já participou de várias bandas e sempre esteve presente nas apresentações culturais da cidade. Organizou shows na universidade, praça, debaixo do viaduto da av. Rosa Bororo, a lista é imensa! Vocalista da banda Fim no Contrato, lançou, em 2017, o álbum Urubu vai comer folha, uma produção independente da banda, que ganhou força entre os seus seguidores.

Lênin Correa

Lênin é um músico que surpreende. Formado em música na UFSM, chegou em Rondonópolis em 2013 e, a partir desse momento, se apresenta com frequência nas noites rondonopolitanas. Nesse mesmo ano apresentou no teatro do SESC o memorável Concerto piano & sons – A magia do piano erudito contemporâneo. Em 2014, apresentou o Concerto Duo Clarinete & Piano, Mostra Musical no SESC Arsenal e Caminhos – SESC Instrumental. Atualmente, Lênin toca na banda Zagaia Jazz e no Projeto Versos & Versões. Um músico que explora a sonoridade e projeção do piano, além do esperado pelo ouvinte.

Marcelo Liam

Figura lendária da cena local de Heavy Metal nos anos 2000. Mudou-se de Rondonópolis no final de 2006. Músico no melhor estilo guitar hero. Residente em São Paulo, é integrante de Inherence, banda que lançou, no ano passado, o álbum Dogma. O som da banda vem conquistando novos espaços, além de vários shows. Receberam destaque na revista Roadie Crew, considerada a maior revista de Heavy Metal & Classic Rock do Brasil há mais de 20 anos e foram entrevistados pelo músico Andreas Kisser (integrante da banda Sepultura desde 1987) na 89,1 FM, a principal Rádio Rock do Brasil.

Caio Cesar

Um dos poucos músicos que ainda se dedicam ao Metal em Rondonópolis. Presença confirmada em todos os festivais de Rock da região, Caio toca nas bandas Remnants e Electric Void. Presença constante nos eventos organizados pela Vendetta Produções e Cerrado Fuzz, bem como em aberturas de shows do estilo Metal. Em 2014, fez a abertura do show nacional da banda Nervosa e, em 2016, da banda Torture Squad.

Vinícius Sossego

O curso de Psicologia da UFMT me apresentou excelentes músicos! Vinícius é um artista que encanta pela criatividade e senso crítico. Mais um integrante da banda Fim no Contrato, canta e toca trompete. Na época de universitário, Vinícius ajudava a organizar saraus e eventos musicais; hoje, circula em várias cidades do circuito regional e nacional para divulgar o som de Urubu vai comer folha junto com a banda.

 

 

Rodrigo Brito é poeta, professor e mestre em Estudos de Linguagem. Autor de 
Solstício ao Luar (2013) e VISÕES (2015). Twitter: @rodrigoffbrito

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here