“Memórias de um restauro” | Exposição

A professora universitária Ludmila de Lima Brandão adquiriu, em 2019, uma casa erguida possivelmente no final do século XVIII. Localizado na antiga Rua do Meio, no Centro Histórico de Cuiabá, a residência de número 603 precisava de reparos. Foi então que Ludmila, que também é arquiteta e historiadora, pensou em compartilhar a experiência de se restaurar um imóvel de mais de dois séculos. Surgia assim “Memórias de um restauro”.

Selecionado pelo Edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto ganhou forma e o espaço abrigará a Residência Artística da Paratudo Artes, composta por Ludmila, Fred Gustavos (Fotógrafo e Artista Visual), Suzana Guimarães (Doutora em História), Quise Gonçalves (Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea) e Giordanna Santos (Doutora em Cultura e Sociedade).

A ideia era inaugurar com uma exposição sobre o próprio processo de restauração do espaço. Porém, por conta da pandemia, optou-se por uma exposição virtual que será lançada, às 16h desta sexta-feira (16.04) por meio do YouTube e Facebook da Paratudo Artes. O projeto tem como finalidade cristalizar a experiência de restaurar, evidenciando tanto os problemas identificados quanto as soluções encontradas. A ideia é justamente compartilhar os conhecimentos produzidos neste percurso.

 

Quintal do Cerrado

Crianças entre 2 e 7 anos de idade terão a oportunidade de explorar e conhecer elementos da natureza, neste domingo (18.04), em Rondonópolis. O Projeto “Quintal do Cerrado”, contemplado no Edital Mato Grosso Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), oferece às crianças uma experiência brincante de conexão com a natureza, em oficinas gratuitas que visam ativar potenciais saudáveis na infância.

Serão quatro oficinas realizadas em ambientes temáticos, que proporcionarão aos participantes o contato com elementos naturais como pedras, água e terra.

Recomendações

As atividades serão ao ar livre e seguirão os protocolos de distanciamento entre os participantes. Cada criança poderá levar uma garrafinha de água para uso pessoal. É indicado usar roupas leves e calçados confortáveis que permitam o livre movimento.

Será obrigatório o uso de máscaras nos adultos e nas crianças. Haverá álcool em gel disponível no local. Durante a vivência os aparelhos celulares serão guardados.

Data: 18/04/2021

Horários: de 8h às 9h30, 10h às 11h30, 15h às 16h30 e 17h às 18h30 (conforme disponibilidade e agendamento prévio)

Inscrição: pelos telefones (66) 99606-0464 ou (66) 99999-1935

Local: Escola Jardim Sementes, localizada na Avenida Leopoldina Pinho Carvalho, 1213 – Bairro Vila Aurora – Rondonópolis/MT

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página no Instagram do projeto.

 

Estruturação de Políticas Culturais para a diversidade LGBTQIA+ Arte Diversidade

Produtores e agentes culturais passam a contar com um reforço importante: o portal Arte Diversidade, lançado nesta quarta-feira (14/04), que reúne os instrumentos necessários para a viabilização e execução de projetos voltados à comunidade LGBTQI+. O site é produto do projeto “Estruturação de Políticas Culturais para a diversidade LGBTQIA+ Arte Diversidade”, contemplado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Todo o conteúdo é gratuito e já está disponível no endereço www.artediversidade.com.br.Em cinco palestras, são abordados aspectos jurídicos, econômicos, sociológicos e históricos, que visam contribuir para que produtores culturais, artistas, e representantes da comunidade tenham conhecimentos sobre os direitos da diversidade. Assim, será possível lidar com questões burocráticas e legais, que dificultam o desenvolvimento de projetos com a temática.

 

“As mãos Beneditas de Justina” | Documentário

“As mãos Beneditas de Justina” um vídeo documentário que conta um pouco da história e contribuição de Justina Ferreira da Silva, foi lançado nesta terça-feira (13.04), dia em que a homenageada completou 65 anos de vida. O projeto foi contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O documentário poderá ser assistido no Canal da Secel no Youtube.

Muito mais do que a história de vida desta guardiã dos conhecimentos, os produtos culturais narram o grito de resistência da comunidade Ribeirão do Mutuca no Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, diante de todas as tentativas de massacre físico e cultural vivenciados por eles no decorrer dos tempos. Os relatos da própria Justina e dos moradores da comunidade, são um misto de reconhecimento à essa Mestre da Cultura de Mato Grosso, a luta pela terra e sobrevivência dos aprendizados deixados pelos antepassados.

Além do documentário, a história de Justina Ferreira poderá ser conhecida em uma exposição virtual, e um livro que está em processo de edição. A exposição conta com imagens de João Almeida, Téo Miranda e de alguns membros da própria comunidade: Rayane Vitória da Silva, Eduarda Karolyne Ferreira Brito, Eliana Letícia da Silva, Graciele Evangelista da Silva, Wenderson David Ferreira da Silva e Samuel Felipe dos Santos, que foram capacitados durante uma oficina audiovisual realizada durante a execução do projeto.

Exposição virtual: www.acorquirim.org.br

Documentário: Canal Secel-MT no Youtube.

 

 5ª Edição do Festival de Música de Barra do Bugres (FEMUBB)

A 5ª Edição do Festival de Música de Barra do Bugres (FEMUBB) será realizada no formato digital, entre os dias 16 e 18 de abril de 2021. O festival tem o objetivo de promover intercâmbio cultural, e criar um ambiente favorável e de oportunidade aos artistas locais, regionais e nacionais, de mostrarem e desenvolverem o seu talento.

A organização do evento recebeu, no período de 19 de fevereiro à 10 de março, mais de 60 inscrições de candidatos de Mato Grosso e de outros Estados da Federação. Do total, 48 inscrições atendiam ao regulamento do festival e foram selecionadas nas categorias Adulto Sertanejo (18), Adulto MPB e Gospel (16) e Infanto-Juvenil Livre (14).

Local: Canal FEMUBB

 

Oficinas de Escrita Criativa | Coletivo Maria Taquara

Coletivo Maria Taquara

O Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras MT, criado em novembro de 2018, tem como objetivo fomentar a participação da mulher na literatura e na arte do Estado e defender a necessidade de políticas públicas para o fomento da leitura, da literatura e das bibliotecas nos diversos níveis governamentais. Hoje, o coletivo encontra-se composto por 26 autoras.

O projeto foi contemplado com o prêmio Estevão de Mendonça – uma iniciativa pública da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Mato Grosso. Um júri técnico, formado por professores (as) doutores (as) na área, destacou os melhores trabalhos literários que receberam apoio oficial para a publicação de obras e a realização de atividades literárias. O prêmio, instituído para incentivar escritores e escritoras em atividade, rende uma justa homenagem ao historiador Estevão de Mendonça, fundador do Instituto Histórico e da Academia de Letras do nosso Estado.

Oficinas de Escrita Criativa

O movimento Slam e a poesia contemporânea no Brasil, por Pacha Ana e Lígia Viana
17 de abril e 24 de abril, Sábado 09h às 11h

Princípios da narrativa curta, por Divanize Carbonieri
17 de abril e 24 de abril, Sábado das14h às 16h

Poesia & Canção: a composição da palavra na música, por Estela Ceregatti
Jade Rainho
21 e 28 de abril, Quarta-feira das 19h às 21h.

A arte como espaço e dispositivo da expressão da linguagem e pensamento do sujeito, por Neide Silva
01 de maio e 08 de maio, Sábado 09h às 11h

Narrativas de si para multiplataformas, por Marithê Azevedo
01 de maio e 08 de maio, Sábado 14h às 16h

Poesia: palavra mágica, por Jade Rainho
15 de maio e 22 de maio, Sábado 09h às 11h

Poéticas do cotidiano em contos curtos, por Paty Wolff
15 de maio e 22 de maio, Sábado 14h às 16h

Poesia visual: imagem e texto do impresso ao digital, por Lívia Bertges
29 de maio e 05 de junho, Sábado 09h às 11h

Narrativas urbanas contra o medo, por Ananás
29 de maio e 05 de junho, Sábado 14h às 16h

Poesia marginal no século XXI, por Juçara Naccioli
19 de junho e 26 de junho, Sábado 14h às 16h

Inscrições através do WhatsApp: (65) 8139 0607

 

“Olhos de Caleidoscópio” | Galeria Lava Pés 


“Olhos de Caleidoscópio” reúne projeções de 120 obras que ilustram as principais séries da artista, como As Marias, México Imaginário, 16…Conte Outra Vez, Pássaros e Outras Coisas, Estações, Regional e Circo. Com entrada franca, a exposição é aberta ao público no período de 10 a 22 de abril das 10h às 18h.

No dia 10 de abril, dentro da exposição, será feito o lançamento do livro infantil “A Menina Capu e as Tintas Mágicas” e sessão de autógrafos com a autora Marta Cocco.

O livro foi ilustrado com as obras de Capucine Picicaroli. “O livro é uma minibiografia de Capucine, uma homenagem que fiz escrevendo os textos baseados em 23 obras dela, em especial as da série 16…Conte Outra Vez”, antecipa Marta.

Todas as medidas de biossegurança estão sendo tomadas para a visitação na exposição. Antes de tudo, será necessário realizar um pré-agendamento pelo (65) 99259-7457 (WhatsApp), com Emelly, para evitar aglomeração ou fila na entrada. O uso de máscara será obrigatório e o visitante não poderá tirá-la para fotos. No local serão disponibilizados pontos com álcool gel, além de um totem de higienização com álcool 70º.  O pré-agendamento já está disponível.

A exposição também poderá ser vista e visitada em qualquer lugar do mundo, através de um tour virtual pelo endereço: www.olhosdecaleidoscopio.com.br.

 

K.O. – Diálogos sobre existências LGBTQI+

A cantora Karola Nunes durante gravação do videoclipe “Tá vendo seu moço?”

O projeto K.O. – Diálogos sobre existências LGBTQI+, selecionado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), propõe a criação de um ambiente de diálogo, acolhimento e mobilização das minorias que compõem a sigla. O público poderá acompanhar uma programação composta por mesas de diálogos, apresentações artísticas e a primeira edição da Mostra Audiovisual LGBTQI+.

A partir da próxima semana, de 12 a 17 de abril, sempre às 19h, o público poderá assistir via YouTube, pelo canal “Coletivo K.O”, a apresentações artísticas e mesas de diálogos. Já a mostra acontece na sexta e no sábado (16 e 17), a partir das 14h. Todas as pessoas convidadas, sejam elas artistas ou integrantes das mesas, pertencem à comunidade LGBTQI+.

Programação Completa

SEG 12/04 – 19h – Apresentação: Karola Nunes / Mesa: História do movimento LGBTQI+, com Clóvis Arantes, Luciene Neves, Josy Thayllor – Mediador: Ismael Diniz

TER 13/04 – 19h – Apresentação: Luana Eras / Mesa: Pandemia e Saúde mental LGBTQIA+: Raul Camilo e Camila Santos – Mediador: Rafael Teodoro

QUA 14/04 – 19H – Apresentação: Cristopher Chaves / Mesa: Direitos e visibilidade Trans: Maria Clara Araújo, Daniella Veyga e Mário Novaes. Mediador: Felipe Paiva.

QUI 15/04 – 19H – Apresentação: Seven Mônica / Mesa: Relacionamento abusivo e violência conjugal entre lésbicas, com Thais Brazil e Liliane Martins – Mediadora: Vitória Karoline

SEX 16/04 – 14h – Mostra Audiovisual LGBTQI+ / 19H – Apresentação: Guilherme Sampaio / Mesa: Negritude LGBTQIA+ e racismo estrutural: Leonardo Prado, Kamilla Dinucci, Lupita Amorin.- Host: Camila Abreu

SÁB 17/04 – 14H – Mostra Audiovisual LGBTQI+ / 19h – Mesa: Arte como resistência e papel social, com Luciano Paullo, Hendson Santana e Ismael Diniz.- Mediador: Ismael Diniz / Show de encerramento: Hend Santana

De 12 a 17 de abril de 2021

Local: Canal Coletivo K.O

Contato para mais informações: (65) 99349-8003

 

Webinar pela Capoeira Angola

Nos dias 16, 17 e 18 de abril acontecerá o primeiro Webinar pela Capoeira Angola, evento produzido pelo grupo Quilombo Angola, de Cuiabá, que tem como objetivo promover e debater o ensino e aprendizado da capoeira angola. O evento ocorrerá por plataforma digital e contará com a presença de mestres da capoeira angola para compartilhar experiências e aprendizado. Na sexta-feira às 19h acontecerá a última aula do curso, ministrada pelo professor Éverton do grupo Quilombo Angola, no sábado pela manhã, a participação é do Mestre Guaxini do Mar, do Bando Maré de Março e, no domingo, a vivência fica por conta do Mestre Olavo, do Grupo Quilombo Angola.  As atividades começarão às 9h da manhã e terão em média uma hora e meia de duração. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados.

 

4º Contos do Mato Web Festival


O 4º Contos do Mato Web Festival será realizado de 20 a 24 de abril, em ambiente virtual. O projeto é contemplado pelo Edital Circuito Mostras e Festivais, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento reúne profissionais regionais e nacionais, e traz em sua programação lançamento de livros, encontro com autores, palestras, espetáculos narrativos, workshop e oficina, e a tradicional maratona de histórias.

Confira a programação completa aqui.

Data: de 20 a 24 de abril de 2021

Local: Youtube Facebook Contos do Mato

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here