Tradicionalmente às sextas-feiras dedicamos esse espaço para a publicação dos principais eventos em Cuiabá. Mas, se você não vive em outro planeta, já sabe que todo o país (leia-se mundo) está em um esforço conjunto para conter o avanço do Coronavírus. Uma das medidas para mitigar os impactos da progressão do vírus é o isolamento social. São quase 200 mil casos confirmados em todo o mundo em mais de 165 países. No Brasil, o número já passa de 600 confirmados e até o momento sete mortos por coronavírus. A melhor maneira de se prevenir, além de evitar contato com pessoas e sair de casa, é lavar as mãos com água e sabão. O Cidadã(o) Cultura reúne aqui uma série de dicas para que todes possam enfrentar o momento com serenidade para cuidar da saúde mental!

Lavar as mãos é o melhor combate

Quem pode, se isole!

Serviços de streaming liberaram o acesso a não assinantes para que as pessoas fiquem o máximo possível dentro de suas residências e possam maratonar aquela série, ver aquele filme que tá todo mundo falando, etc. Músicos se organizam para festivais virtuais, exposições e acervos de museus estão disponíveis online, a Amazon liberou livros gratuitos para leitura, e muitos artistas se organizam nas redes sociais para lives especiais, professores e escolas promovem cursos gratuitos, enfim, uma miscelânea de possibilidades para que as pessoas aproveitem esse tempo de confinamento voluntário.

Como se exercitar em casa

Além de manter a mente ativa, é importante movimentar o corpo. Yoga aliada à meditação, exercícios funcionais, e outras possibilidades, podem ser adaptadas tranquilamente ao espaço da sua casa. Empurre o sofá e deite no chão, estique o corpo, se alongue. Ou ainda assista aos famosos vídeos da Jane Fonda e acompanhe seu ritmo na telinha da TV, do computador ou celular!

Aprenda uma nova habilidade

Cursos online e gratuitos estão ao alcance de um clique e contribuem para que o período seja produtivo e o tempo passe mais rápido. Que tal aprender mais sobre a história da arte? De repente aprender a fazer crochê? Fazer aquela receita gastronômica para um jantar incrível, mesmo que seja só para aproveitar a sua própria companhia? Ou ainda porque não desenvolver novas habilidades técnicas para a sua carreira profissional? É possível. Essas são algumas das atividades que podem auxiliar o seu desenvolvimento pessoal nesse momento de reclusão.

Artistas, uni-vos! 

É hora de criar! Escreva textos, poemas, contos, músicas. Cante a plenos pulmões. Decore aquela música que você sempre quis, faça seu show na própria varanda, declame um poema e disponibilize na sua rede! Ocupe a mente de forma criativa e incentive outras pessoas a criarem sua própria arte, essa também é uma forma de vencer as barreiras que momentaneamente nos separam. Os artistas fazem parte de uma classe cujo trabalho é majoritariamente informal e/ou autônomo. Essa é uma boa chance de pensar em formas coletivas de colaborar para que essas redes se fortaleçam. Talvez seja a hora para investir naquele desenho, quadro, tatuagem, dos seus artistas favoritos, ou comprar aquele instrumento musical que você tanto quer, enfim. Vamos tirar os sonhos das gavetas!

Playlists para a quarentena

Enquanto escrevo esse texto com as principais dicas para o momento, escuto uma playlist INCRÍVEL no Spotfy feita especialmente para a quarentena! Mas existem infinitas listas de músicas nesse aplicativo, no Deezer, na Apple Music, no YouTube, Soundcloud, etc. Tá na hora de botar um som e mexer o corpitcho! É uma maneira de esvaziar a mente e sentir a onda musical percorrer todos os seus poros. Dá pra se atualizar e escutar os novos álbuns dos seus artistas querides, treinar as canções para cantar nos shows, assim que estiver tudo mais calmo e pudermos voltar às ruas! Bora cantar?

Memes, memes, memes!

A capacidade do brasileiro de se divertir com a própria tragédia já é globalmente conhecida. O melhor lugar para rir e abstrair do momento tenso, sem dúvidas, é o Twitter. É ali onde nascem os memes que depois se pulverizam pelas demais redes sociais. Procure uma hashtag e dê risada. Vamos levar a vida com mais leveza e rir dos nossos problemas. Afinal, rir ainda é o melhor remédio (só para quem não contraiu o vírus tá galerinha?). Ah, vale ressaltar que é também uma excelente fonte de informação, lembrando que nesse sentido é preciso seguir as mídias oficiais para evitar cair na armadilha das fake news!

Seja solidário

Pense no outro! Essa é uma das dicas vitais para passarmos por este momento. Não adianta você se entupir de álcool gel comprando todos os frascos disponíveis, porque assim estará deixando outras pessoas desprotegidas e aumentando as chances de se contaminar inclusive! Isso é sério. Outra coisa, não há necessidade de estocar alimentos. As associações produtoras já avisaram que não existe nenhum problema para abastecimento neste momento. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do MUNDO. Vamos ficar tranquilos por ora? Facilita muito a convivência e assim, não aumentamos os preços dos produtos pela alta procura (lei da oferta e da demanda, taokey?). Ah, vale também se oferecer para fazer as compras dos vizinhos, parentes e amigos que estão no grupo de riscos (idosos e pessoas com doenças crônicas como hipertensão e diabetes). E esse também pode ser o momento para fortalecer laços. Ligue para seus pais e avós, faça uma chamada de vídeo com seus amigos, encurte as distâncias. Mande aquela mensagem carinhosa para todos aqueles que estão longe. Deixe eles saberem que você, mesmo longe, está presente. Hoje, ficar em isolamento, é um ato de amor. Tem gente que não tem essa opção e precisa ir para rua garantir o pão de todo dia. Então, aproveite se você tem esse privilégio. E vamos nos fortalecendo, uns aos outros, sendo mais empáticos, mais preocupados com nosso impacto no mundo, com nosso futuro. Vamos cultivar nossos laços e criar novas possibilidades de existir. Essa crise está só no começo e é preciso serenidade, muita paciência e autocuidado. Quanto mais cedo nos empenharmos nisso, mais cedo sairemos do isolamento. E lembre-se, sempre que possível, compre dos pequenos! Os grandes sobreviverão, os pequenos dependem do nosso apoio. 

Semana que vem voltamos com mais listas e indicações de filmes, vídeos, literatura, música! Aqui mesmo no portal temos um extenso catálogo de entrevistas em vídeo na TV de Quinta(L) e contos, crônicas, poemas e reportagens. Aproveite para surfar! Inté! <3

Compartilhe!
Marianna Marimon, 30, escritora antes de ser jornalista, arrisco palavras, poemas, sentidos, busco histórias que não me pertencem para escrever aquilo que me toca, sem acreditar em deuses, persigo a utopia de amar acima de todas as dores. Formada em jornalismo (UFMT) e pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here