Neste roteiro resolvi fazer um compilado de filmes mindfuck! Terror psicológico sempre foi um dos meus gêneros preferidos, os clássicos como Polanski, Hitchcock e David Lynch seguem sempre na lista dos favoritos, mas nessas dicas de hoje fugi um pouco do convencional. Abaixo você confere 4 filmes que vão abalar seu psicológico e você vai terminar o filme pensando “WTF???”.

 

Mãe! | Darren Aronofsky (2017)

Vamos começar por esse filme que tanto me impactou! Temos um jovem casal (hétero) em uma vida aparentemente tranquila em sua nova casa, a moça passa os dias restaurando a casa antiga e o homem, um tanto mais velho que ela, é um escritor prestes a finalizar a sua maior obra prima! Os personagens não tem nome, a moça está grávida, e desde o início, o filme traz umas nuances sutis de suspense e mistério mostrando que existe algo a ser revelado. De repente, aparece um homem mais velho que adentra a casa quase sem ser convidado, e no dia seguinte a esposa desse mesmo homem também aparece, e é aí que as coisas começam a ficar realmente sinistras! O diretor, Darren Aronofsky, traz em seus filmes essa linha de suspense misterioso mindfuck que vai te deixando cada vez mais confuse e intrigade. A angústia que assola a Mãe vai tomando o seu ser e trazendo a ansiedade e a vontade de entender tudo o que está acontecendo no filme, e o desejo de ter uma revelação maior do que tudo o que você espera! E o final, amigue, aí você precisa ver por si só (e após finalizar recomendo a leitura de alguma crítica, pode ser a do Omelete que tá bem explicada).

 

Amnésia | Christopher Nolan (2000)

Imagina você ter perda de memória recente e a cada 15 minutos a sua mente apaga tudo o que acabou de acontecer e tudo o que você planejou fazer? Mas de uma coisa você se lembra: sua esposa foi estuprada e assassinada e você precisa descobrir e se vingar de quem fez isso. A tormenta do personagem Leonard nesse filme de Christopher Nolan misturada com a angústia da falta de informações e lembranças que o cercam, te guiam num ritmo incessante pela busca da tão esperada verdade. Mas e aí, quando chegamos ao fim, será que essa grande revelação supre as expectativas e reais necessidades de Leonard? O filme foi lançado nos anos 2000 (no Brasil em 2001) mas, pra mim, ainda é um dos melhores nessa lista de suspenses psicológicos, rs!

O Maquinista | Brad Anderson (2004)

Trevor é um maquinista industrial que vem sofrendo de uma insônia crônica e não dorme há um ano, com a aparência cadavérica ele passa os dias sendo julgado pelos colegas por sua aparência estranha. Após provocar um acidente de trabalho, decorrente da insônia, nosso personagem principal se enlameia em um emaranhado de confusões mentais com o aparecimento de uma figura masculina em sua vida que está sempre o colocando em situações perigosas. Brad Anderson e Christian Bale fizeram um trabalho incrível em cima desse personagem sombrio e amedrontado, o qual vai se revelando cada vez mais frágil perante a todos os percalços da trama. Pra quem ainda não conferiu, vale a pena assistir!

 

O Farol | Robert Eggers (2019)

O que falar desse diretor que mal começou e eu já admiro pacas? Depois de acabar com a minha cabeça em “A Bruxa”, Robert Eggers surpreende com “O Farol”, um terror psicológico que nos faz remeter muito ao filmes de Hitchcock e Polanski (grandes influências pro nosso querido diretor). O filme é todo em P&B e conta a história de um novo zelador que, no final do século 19, vai pra uma ilha distante na Nova Inglaterra dar assistência ao faroleiro local. O isolamento e as histórias contadas pelo velho faroleiro começam a atormentar a cabeça do jovem zelador, em uma espera incansável pelos substitutos que virão a seguir, uma tempestade assola a ilha e a tão esperada volta pra casa vai ficando cada vez mais distante. O filme todo é envolto por cenas lúdicas e atormentadoras, causando uma forte angústia e ansiedade pra quem tá do outro lado da tela sentindo a expressão e a impecável atuação de Willem Dafoe e Robert Pattinson.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here