“Para que vamos estudar se vocês nos roubaram o futuro?” (Greta Thunberg)

Em agosto do ano passado (2018), a adolescente sueca de 16 anos iniciou em Estocolmo um protesto onde (matando aula) ficava sentada numa praça em frente ao Parlamento Sueco com um cartaz nas mãos toda sexta-feira para exigir medidas concretas do governo em relação ao clima mundial.

Iniciou assim o “Fridays For Future” (sextas pelo futuro), inspirando um movimento estudantil que hoje acontece em várias partes do mundo que protesta contra a imobilidade política em relação à crise climática.

A ONU divulgou um relatório de biodiversidade onde afirma que os seres humanos são os responsáveis pelo declínio da natureza e que um milhão de plantas e animais estão ameaçados de extinção e apenas uma completa transformação da economia global e dos hábitos de consumo poderiam impedir uma catástrofe climática.

Diz Greta Thunberg, “as regras tem de ser alteradas”. A sua luta é por um mundo livre de poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas, onde governos apáticos não agem. O planeta pode se tornar inabitável, já que o aquecimento persiste, deslizamentos de terra acontecem pelo mundo todo, inundações, secas prolongadas, incêndios, tempestades e seres continuam morrendo. É uma necessidade proteger os interesses das futuras gerações, já citado aqui.

Para o biofísico Carlos Nobre que atua junto à Universidade de São Paulo e é membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos, praticamente todas as regiões brasileiras serão inviabilizadas sócio-economicamente caso a temperatura média mundial aumente 5 graus C até o final do século, o que pode ocorrer se nada for feito para reduzir a emissão de CO2. Diz ainda o cientista, “o Brasil corre o risco concreto de perder a região amazônica, a partir da combinação dos efeitos das mudanças climáticas com o desmatamento e o aumento dos incêndios florestais. O aquecimento global é que pode por em risco a biodiversidade do nosso território.”

Uma única espécie em extinção pode causar consequências drásticas ao ecossistema afetando as cadeias alimentares como um todo. Todos os seres vivos estão adaptados a viver em seu habitat, alterações no nosso ambiente, na biodiversidade, poderão nos extinguir. É urgente! Como cidadãos, devemos/podemos ajudar divulgando essas informações e exigindo que os órgãos governamentais ATUEM! Precisamos deter as práticas/vícios humanos realizados de maneira não sustentável e as formas de degradação do meio natural. Se não determos a mudança climática, ela será a causa de guerras, destruições, conflitos e milhões de refugiados desencadeando o caos total.

“Sim, precisamos de esperança, claro que sim. Mas a única coisa que precisamos mais que esperança é ação. Quando começarmos a agir a esperança estará em toda a parte. Então, ao invés de procurar por esperança, procure por ação. Então, e somente então, a esperança virá.” (Greta Thunberg, ativista climática)

Comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here