Paul Valéry: “Se pois me interrogam […] acerca do que eu quis dizer num poema, respondo que eu não quis dizer, mas quis fazer, e que foi a intenção de fazer que quis o que eu disse”.

Esses dias recebi uma chamada de um rapaz que estava num ponto de ônibus, na hora do almoço, num domingo. Ao seu lado uma senhora, também estava no ponto de ônibus, e que pediu carona pra gente. Não vi problema nenhum, nem ele. Correu tudo bem. Todos aos seus destinos.

Agora, o destino do motorista de aplicativo é o fracasso financeiro. Amigos meus como o artista Paulo Monarco pagam a opção mais cara da Uber pra ver se o motorista ganha um pouco mais. Bonito e triste. O importante é entender que motorista de aplicativo é pra resolver carona rápida a preço baixo, mobilidade, agilidade de transporte, tudo, tudo menos atividade econômica digna.

Dirigir também é uma atividade de perceber as ironias da produção, de nossos governantes e de algum mecanismo complexo. Como por exemplo o preço do etanol, combustível que é produzido aqui no estado de MT, vai pra outro estado, volta e nesse caminho é batido um carimbo (imposto) que aumenta seu preço porque simplesmente por aqui não pode ser distribuído.

Motorista sempre perdendo: no caso do gás natural a empresa que distribuía em MT foi citada na operação Lava Jato da PF e parou de fornecer o GNV, na época o presidente Michel Temer canetou a interrupção do fornecimento do gás.

Recebi uma chamada

Na verdade, outro motorista recebeu a chamada. O Paulo. Aquela chamada que o passageiro está com pressa. E se você acelera o carro, gasta o pequeno lucro em relação aos preços caros dos combustíveis e cai em grandes buracos. Fura sinal, leva multa, bota em risco a vida de pedestres… além de quebrar o carro, claro.

A justificativa que temos na ponta da língua é que se não estudou recebe pouco. Como que o nosso sistema de ensino atual resolvesse todas as pendengas da existência humana. Como que esperar de milagres ou de alguém razoável que possa nos ajudar contra nós mesmos. Como que que isolar problemas para controlar e resolver. O que temos são grupos fortes e fracos (pronto). Pra resumir o impossível, falamos qualquer bobagem que vem na cabeça pra aliviar a tensão da compreensão. O avanço está em aceitar os diferentes modos de desenvolvimento para nós que somos iguais.

https://aosfatos.org/noticias/como-o-icms-influencia-os-precos-de-combustiveis-e-contas-publicas-no-brasil/

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/09/28/postos-de-combustiveis-de-mt-nao-tem-gas-natural-apos-empresa-que-realiza-o-transporte-interromper-as-atividades.ghtml

https://www.agroolhar.com.br/noticias/exibir.asp?id=26179&noticia=mato-grosso-fica-sem-abastecimento-de-gnv-e-governo-entra-com-acao-na-justica

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here