Literatura é força motriz, capaz de impulsionar transformações profundas, seja no campo pessoal, seja no social. É um poder de aproximar e conectar as pessoas, que subjetivamente se relacionam com uma narrativa, um personagem, ou mesmo um detalhe, uma frase, uma palavra não dita, solta no ar. É esse impulso essencial que gera iniciativas coletivas. Uma potência literária em Mato Grosso está reunida para a terceira edição do Contos do Mato.

O projeto, que nasceu em 2009, tinha como propósito inicial propagar a narrativa oral e o reconhecimento dos narradores de histórias do Estado. A ideia amadureceu e ampliou o alcance para a cultura literária e suas diversas manifestações. Agora, em 2020, traz a edição “Arena Literária 300 Anos” – para fomentar a literatura em Cuiabá e Mato Grosso.

Artistas e escritores locais participam da iniciativa desde o início, pensando estratégias e propostas para fortalecimento das linguagens diversas do livro e da leitura. Por isso, a programação pensada é intensa, com participações nacionais e locais em rodas de conversa, palestras, oficinas, batalhas de poesia, show, contações de histórias, piquenique literário, cursos e teatro lambe-lambe.

Entre os nomes convidados constam novos expoentes e escritores já carimbados da cultura mato-grossense, propiciando um espaço de troca e compartilhamento através da diversidade de existências. Com as medidas de distanciamento social, o público se aproxima dos participantes através da interação ao vivo durante as atividades, com a possibilidade de fazer perguntas.

Neusa Baptista, Maria Teresa Carrión Carracedo, Lívia Bertges, Caio Ribeiro, Angela Coradini, Daniela Freire, Santiago Santos, Niara Terena, Waldinéia Ribeiro, Rommel Kunze, Eliane Quinhone, Wuldson Marcelo, Lucas Lemos, Eduardo Ferreira, Vinícius Carvalho Pereira, Lucinda Persona, Aclyse de Mattos,  Ivens Scaff , Lorenzo Falcão, Anna Claudia Ramos (RJ).

Teatro lambe-lambe e piquenique literário

A adaptação ao formato online exigiu dos artistas novas práticas. Caso do Piquenique Literário realizado por Natália Górtz, de Lucas do Rio Verde, e do Coletivo Caixas no Caminho, de Cuiabá.

Teatro lambe-lambe. Coletivo Caixas no Caminho. Foto: Lucas Ninno

Natália é professora, contadora de histórias, e iniciou sua formação em uma das oficinas oferecidas por Alicce Oliveira. Com atividades diárias, o coletivo Caixas no Caminho, fundado em 2016, participa com as performances de Thereza Helena, Juliana Grazela, Millena Machado e Carolina Argenta. As artistas encontraram no intimismo e na imersão lambe-lambe o formato ideal para transformar suas ideias em experiências únicas de troca com o público.

Espetáculos e maratonas 

Os Espetáculos Narrativos reúnem nomes de todo o país, a partir de 02/09 às 9h00 até o dia 04/09 às 19h00. Iniciam no dia 02 de setemtro às 9h e segue até o dia 04/09 às 19h. As transmissões ocorrem nas redes sociais do projeto e ficarão disponíveis para o público. Participam das atividades: Cia Malas Portam (SP), Cia Mapinguary (SP), Danilo Furlan (PR), O tapete voador (PE), Jujuba & Ana  (RJ), Keydson Costa (PA), Maurício Ricardo (MT), Theatro Fúria (MT), Vinícius Rangel (MT).

Para encerrar, a Umanos editora realiza uma oficina de Escrita Criativa e às 17h30, uma Batalha de Poesia comandada pelo Núcleo de Slam (MT). A última Maratona de Histórias será às 19h00 do dia 06/09, onde os artistas se despedem do público.

Serviço

O que: Contos do Mato – Arena Literária 300 anos
Quando: 01 a 06 de setembro de 2020
Local: Redes sociais do Contos do Mato – Youtube, Facebook e Instagram.

Compartilhe!
Marianna Marimon, 30, escritora antes de ser jornalista, arrisco palavras, poemas, sentidos, busco histórias que não me pertencem para escrever aquilo que me toca, sem acreditar em deuses, persigo a utopia de amar acima de todas as dores. Formada em jornalismo (UFMT) e pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here