“Adoro fazer coisas em um contexto incomum, incorporando várias linguagens.” Bela Borsodi

Nascido em Viena, em 1966, o austríaco Bela Borsodi mudou-se para Nova York em 1992. Estudou Belas Artes e Design Gráfico, mas foi a fotografia que o tocou, tipo “falou mais alto” e sua carreira de fotógrafo começou com pedidos de amigos que trabalhavam em revistas para que tirasse as fotos para eles.

Seu trabalho é um processo imagético conceitual e tridimensional onde apresenta elementos surreais e intrigantes através da combinação de aspectos da arte, do design gráfico, do artesanato e da psicologia.

Suas fotos, de uma execução impecável já foram atacadas por feministas porque provocaram discussões sobre como o corpo feminino (sexualizado e objetivado em posturas submissas) era apresentado na moda e na arte.

Já trabalhou e fotografou para grandes marcas como Puma, Nike, revistas Vogue, Elle, para o jornal The New York Times, entre outros…

Esse trabalho foi denominado “Fashion Faces”, feito para a marca YaLook onde peças de roupas viram rostos e ganham vida nos videos.

Em 2014 fez o filme para a marca sueca H&M já falando sobre o impacto ambiental da cadeia têxtil e do seu comprometimento/necessidade de mudar sua atitude e comportamento perante o mercado.

“Acho que meu ponto de vista mudou quando comecei a fotografar ainda a vida. Antes disso, eu estava apenas experimentando. Agora minhas imagens refletem muitos dos meus interesses; é escultural tanto quanto filosófico ou psicológico. Eu acredito que a fotografia é muito mais complexa do que apenas tirar uma foto. Uma fotografia é o resultado de um pensamento fotográfico e de um processo fotográfico.” Bela Borsodi

Hoje, mais do que nunca, nós consumidores devemos cobrar de nossas marcas preferidas RESPONSABILIDADE SOCIAL E COM O MEIO AMBIENTE. Vocês sabiam que ao reciclar apenas uma camiseta, 2.100 litros de água são economizados? Acho que estou me tornando repetitiva (hahah)… afinal essa matéria é sobre o trabalho do Bela Borsodi.

Até logo!

Compartilhe!
Glenda Balbino Ferreira é pianista, publicitária, curso de moda incompleto, empresária dona da camisetaria VISHI e mãe de Theo Charbel, 55 anos.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here