Vitrine de renomados instrumentistas da música na contemporaneidade brasileira, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibe um repertório inteiro dedicado ao clarinete nos concertos de maio. “Um instrumento absolutamente flexível e muito presente no cenário da música brasileira. Combina com tudo, rima com arte, é a cara do Brasil”, testemunha a seu favor, Cristiano Alves, clarinetista convidado para os concertos deste mês, sábado e domingo (28 e 29), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 20h.

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A Orquestra do Estado de Mato Grosso reserva para a abertura dos Concertos Oficiais de maio, uma singela homenagem aos 150 anos do compositor francês, Erick Satie. Sob regência do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra de Mato Grosso celebra a arte desse importante compositor moderno exibindo Gymnopédie nº 1 e Gnossienne nº 1. Originalmente escritas para piano, ambas as peças foram adaptadas para clarinete por Mateus Araújo, especialmente para os concertos de maio.

Excêntrico, solitário e sarcástico, Satie estendeu esse espírito à própria arte. “Sua concepção musical reflete bem sua personalidade. Sua obra ocupa um lugar único, exclusivo, na história da música moderna. O valor básico de seu trabalho repousa em sua originalidade, mais significativa característica de sua arte”, explica o mastro Leandro Carvalho.

Em sua 12° temporada de concertos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso segue com uma das principais características, apresentar ao público, além de importantes obras da literatura universal, composições inéditas, comissionadas especialmente a nomes consagrados da música brasileira e internacional.

Passada a homenagem a Satie, a Orquestra apresenta duas obras inéditas escritas para clarinete e orquestra, especialmente encomendadas para os concertos de maio. Dividida em três movimentos, “Fantasia Concertante sobre formas de choro para clarinete e orquestra”, escrita pelo ovacionado compositor Leonardo Bruno, busca forte inspiração em clássicos como “Carinhoso” e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha, “Chorando Baixinho”, de Abel Ferreira e “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo.

Filho de um dos mais importantes clarinetistas brasileiros de todos os tempos, o grande Abel Ferreira, o maestro Leonardo Bruno é hoje, um dos mais comentados compositores da atualidade. Sua produção artística compreende arranjos e composições dedicadas a grandes estrelas da MPB, bem como trabalhos incidentais e concertos sinfônicos. “Expressividade, originalidade e diversidade conduzem o trabalho de Leonardo Bruno. ‘Fantasia para clarineta e orquestra’ vale-se da forma sonata, revelando – com destacada emoção e brilhantismo – temas inesquecíveis de grandes choros”, adianta Cristiano.

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A outra estreia do fim de semana compete a “Três cenas musicais brasileiras para clarinete e orquestra”, obra inédita de Paulo Aragão, encomendada pela Orquestra de Mato Grosso. Seus movimentos, Retreta, Seresta e Gafieira, conduzirão o público a um passeio pela história do choro, abarcando temas consagrados do gênero.

“Cafezais sem fim”, composta por Wagner Tiso, também integra o repertório dos Concertos Oficiais de maio. “O trabalho de Wagner Tiso possui técnica, sentimento, verdade e luz própria. Tiso buscou inspiração na linda canção homônima, composta em 1985, para escrever uma deliciosa obra concertante para clarineta, orquestra e bateria”, revela Cristiano.

Para o encerramento, a Orquestra reservou “Divagações nº 12”, escrita para clarinete por Vittor Santos, peça que explora as muitas possibilidades do instrumento de sopro, traduzindo bem o espírito inquieto do compositor e seu estilo criativo, detalhista e virtuoso.

Assim, a narrativa poética de um instrumento tão versátil quanto o clarinete – por meio de compositores e obras que tão bem simbolizam nossas tradições musicais e sua representatividade – enriquecem as duas apresentações deste mês. “Contudo, não é exagero dizer que a música brasileira, cuja riqueza advém de uma fusão única de contornos e influências, se faz uma fonte inesgotável de beleza e inspiração! Fica impossível assim, negar o fascínio que a nossa música exerce sobre os amantes dessa linguagem universal”, finaliza Cristiano Alves.

Ingresso Social

O ingresso para os Concertos Oficias de maio estarão disponíveis duas horas antes das apresentações, no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Cada bilhete vale 2kg de alimento, que serão destinados a entidades filantrópicas direcionados pela Sala da Mulher.

Cristiano Alves

Doutor em música pela UNICAMP e mestre pela UFRJ, Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta, na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob a orientação do maestro Affonso Reis. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de muitos de nossos grandes clarinetistas brasileiros, bem como de inúmeros e renomados professores internacionais. Ganhador de diversas premiações em importantes concursos, graduou-se com summa cum laude pela UFRJ. Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masters classes em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia, Eslovênia, Cingapura e Vietnã.

Em 2005, lançou seu primeiro disco, junto à pianista Tamara Ujakova, o qual figurou como finalista do Prêmio Tim, sendo considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil. É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em duo com o pianista Ricardo Ballestero, tendo se apresentado também com artistas como Maria João Pires, Jean Louis Steurmann, Fany Solter e Ricardo Castro. Com destacada carreira como solista, apresenta-se frequentemente à frente de orquestras sul-americanas, sendo responsável pelas primeiras audições, no Rio de Janeiro, dos concertos de Carl Nielsen, Jean Françaix e John Corigliano, além de diversas outras estreias nacionais e mundiais.

Há mais de 20 anos colabora com os naipes de orquestras como OPES, OSB, OSESP, OSTM, Orquestra do Mercosul, entre tantas outras. Leciona em diversos Festivais de Música, tais como os realizados em Campos do Jordão (SP), Jaraguá do Sul (SC), Buenos Aires, Tucumán e Mendoza (Argentina), Manizales (Colômbia), Curitiba (PR), Brasília (DF), Ouro Branco (MG), Tatuí (SP), Recife e Olinda (PE), Domingos Martins (ES), Campos dos Goytacazes (RJ).

Para a Temporada 2016 estão programadas participações como docente, recitalista e palestrante em variadas cidades brasileiras, bem como em Portugal, Argentina, Peru, Colômbia e África do Sul. Cristiano Alves é artista “Rico Reeds”, “Rossi Clarinets” e “Bay Mouthpieces”.

Serviço

Orquestra do Estado de Mato Grosso contempla clarinete nos Concertos Oficiais

28 e 29 de maio

Às 20 horas

Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (na Assembleia Legislativa de Mato Grosso)

Ingresso 2kg de alimentos entregues duas horas antes dos concertos no foyer do teatro

Informações: 65 3027-1824

www.orquestra.mt.gov.br

 

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