A Orquestra Cuiabana de Choro segue em campanha efervescente em favor da formação e ampliação de plateia. A Temporada 2016 promove a circulação pelo Estado e apresentações especiais, como o concerto desta sexta-feira, Moderna Tradição. Na véspera do Dia do Choro, dia 22, eles apresentam o concerto Moderna Tradição, no Teatro Zulmira Canavarros, às 20 horas. A entrada equivale a 2 kg de alimento não-perecível.

O choro é considerado a primeira música popular urbana brasileira e tem como local de efervescência criativa o Rio de Janeiro. No entanto, a dedicação do grupo tem originado um repertório com sotaque cuiabano e novas composições na contemporaneidade. Cada vez mais Cuiabá se rende ao choro e seus ritmos.

De acordo com um dos idealizadores da orquestra, o músico Eduardo Fiorussi, o concerto desta sexta-feira apresenta os resultados do trabalho de pesquisa e de criação do grupo que nasceu como projeto de extensão universitária no Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.

“O repertório foi idealizado a partir de composições e arranjos dos integrantes do grupo, sendo que algumas estão mais enraizadas nas tradições da música popular brasileira e outras apresentam novas sonoridades que dialogam com a cultura regional mato-grossense e com as novas tendências da música instrumental”, explica.

A propósito, até agora, já são 15 novas peças compostas pelo grupo e que somam ao repertório brasileiro contemporâneo, servindo como um grande estímulo à manutenção de um gênero que integra os quadros da música popular brasileira até os dias de hoje.

Nas peças dos músicos da Orquestra Cuiabana, os derivados do choro são plenamente revisitados, dentre os quais figuram, o samba, maxixe, valsa, tango brasileiro, polca e baião na rica instrumentação da orquestra que é composta por violões, cavaco, piano, percussão, flauta, saxofones, trompete e trombone.

É inegável que a Orquestra Cuiabana de Choro tem desenvolvido um importante trabalho de formação de plateia do gênero que entrelaça o erudito e o popular. “Podemos notar que além das atividades do grupo, o choro tem integrado o repertório dos músicos que a compõe, em outras formações musicais que estão envolvidos. As ações de certa forma têm incentivado também outros grupos da cidade a renovarem seus repertórios e campos de atuação. Nossa intenção é que sejam ampliados os espaços dedicados ao gênero e à música instrumental brasileira. A formação de público é fundamental”, revela Fiorussi.

De espaços alternativos e apresentações em lugares inusitados como a Feira do Porto, a Orquestra Cuiabana de Choro renova o fôlego da sua campanha em favor da formação e ampliação de plateia para o gênero migrando para o palco. Fotos de Luzo Reis
De espaços alternativos e apresentações em lugares inusitados como a Feira do Porto, a Orquestra Cuiabana de Choro renova o fôlego da sua campanha em favor da formação e ampliação de plateia. Fotos de Luzo Reis

A Orquestra Cuiabana de Choro traz em sua formação os músicos Andrew Moraes (flauta e clarineta), Augusto César (saxofones), Levi de Barros (trompete), Maycon Alencar (trombone), Rodrigo Cavalcante (piano), Eduardo Fiorussi (violão 7 cordas), Fabrício Monteiro (violão 6 cordas), Patrick Rodrigues (cavaco), Mariana Rampazzo (pandeiro) e Odenil Fernandes (percussão).

Vale ressaltar, este projeto foi contemplado por edital da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Cuiabá e tem apoio cultural da Sala da Mulher, Procev, Codex e Departamento de Artes da UFMT.

Serviço:

Concerto Moderna Tradição

Dia 22 de abril, às 20 horas

Teatro Zulmira Canavarros

Centro Político Administrativo

Entrada: 2 kg de alimento não-perecível

Programa de concerto Moderna Tradição

Choro no 1 (Eduardo Fiorussi) – Arranjo: Eduardo Fiorussi

Num tô falano procê? (Augusto César) -Arranjo: Andrew Moraes

Flamengo (Bonfiglio de Oliveira) – Arranjo: OCC

Salvador (Andrew Moraes) – Arranjo: Andrew Moraes

Joãozinho no choro (Eduardo Fiorussi) – Arranjo: Eduardo Fiorussi

Conversa de jacaré (Eduardo Fiorussi) – Arranjo: Eduardo Fiorussi

Corta jaca (Chiquinha Gonzaga) – Arranjo: OCC

Saudades de Maria (Andrew Moraes) – Arranjo: Andrew Moraes

Ao mestre Marinho 7 Cordas (Andrew Moraes) – Arranjo: Andrew Moraes

Bionne (Chiquinha Gonzaga) – Arranjo: Augusto César

Chorando em Cuiabá (Eduardo Fiorussi) – Arranjo: Andrew Moraes

Tuiuiú (Augusto César) – Arranjo: Augusto César

André no baião (Levi de Barros) – Arranjo: Levi de Barros

Djuca, o Cuiabaninho (Augusto César) – Arranjo: Augusto César

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