*Com colaboração de Narelly Batista, do Encontro de Culturas

Chapada dos Veadeiros será o palco da celebração dos brasileiros afrodescendentes no XVI Encontro de Culturas Tradicionais que vai acontecer de 23 a 25 de julho na Vila de São Jorge. Um Brasil de cores e matizes de matriz africana, base sólida da formação do país, com toda a força de um povo que resistiu à opressão e vem construindo seus espaços de atuação.

Os povos quilombolas serão os protagonistas desse encontro. Vindos dos campos e das cidades vestirão as cores vivas e coloridas com seus turbantes e saias rodadas para celebrar a força do povo negro.

negro 2O evento terá antes a possibilidade de vivenciar a experiência dos povos indígenas do Brasil com a Aldeia Multiétnica, de 15 a 22 de julho.

Rodas de prosa, apresentações artísticas e religiosas, exposições e oficinas completam a programação do evento que este ano discutirá, dentre outras coisas, estratégias e arranjos produtivos locais, políticas públicas de inclusão e valorização da cultura afro-brasileira e os desafios que se colocam na luta do povo quilombola por garantia de direitos básicos ainda negligenciados.

xumO Encontro terá a participação de um mato-grossense que entra na programação como palestrante. O Eliseu Xumxum, que já é um ativista conhecido nacionalmente e que vem participando ativamente da luta pelo direito dos quilombolas. Ele é presidente do Quilombo Capão Negro, de Várzea Grande, militante e importante articulista político do movimento negro. 

O Encontro de Lideranças Negras já tem muitos nomes de peso confirmados. Nomes como Douglas Belchior, Família Menezes também conhecida como as Caxeiras do Divino da Casa Afanti Ashanti (Maranhão), Surama Caggiano, Selma Dealdina, Monique Evelle, Enderson Araújo, Elizeu Xumxum, Benjamim Abras e o grupo mineiro Berimbrown fortalecem a programação, já tão rica com os grupos de cultura tradicional da região da Chapada dos Veadeiros.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here