Cuiabá vai ser palco de mais um Festival de música e arte. Produzido por uma rapaziada que flerta com música eletrônica, rap e derivados. Arte de rua com o grafite, gastronomia e ação social são complementos de uma ideia que se pretende abrangente e livre de preconceitos. O que já é um grande passo à frente na conjuntura atual onde vivemos sob a égide da desconfiança, falsa moralidade e hipocrisia crescente. Tempos sombrios, senhores, eu diria! “Temos o desafio de construir um festival sem distinção e sem bandeiras. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção, arte e gastronomia. Um exercício diário de perceber o que nos direciona para a convivência e a harmonia, despertando para as maravilhas do diferente”, esse é o papo da galera que está à frente do Festival Papo Reto. Organizado pelas produtoras Shelter, Tô Dentro Eventos e a arT Produções.

O evento já tem local, data e hora marcada. Vai rolar dia 18 de novembro na controversa Arena Pantanal e a principal atração vem de terras paulistanas. Um dos grupos de maior sucesso na atualidade com uso intensivo da internet e que conseguiu números pra lá de expressivos em suas incursões na rede digital com vídeo-clips que ultrapassaram a barreira dos 2 milhões de views. Os números realmente impressionam e eles fazem um trabalho que dialoga com o rap internacional, as referências são estrangeiras, mas isso não diminui sua importância em um cenário que nos diz muito sobre as atuais relações de sucesso através de formas alternativas de circulação. Não é fácil aparecer ou encontrar seu lugar nessa coisa disforme e sem cara que é a internet com seus mais de bilhões de clics diários. É muita informação diluída. Conseguir visibilidade nesse multiverso por si só já representa carisma forte, adaptabilidade ao meio, habilidades digitais e várias outras possibilidades. A despeito de questionamentos estéticos, não há mais lugar para supremacias, são muitas novidades por segundo, nanos clics, tudo nano, cada vez ficaremos menores.

Agora é Papo Reto, Cuiabá tem vocação para abrigar eventos que volta e meia dá voltas na história e se afirmam como parte integrante de uma agitação molecular que faz a cidade se movimentar. Ultimamente os pés caminham com a boca do rap que vem se instalando na capital de Mato Grosso. Assomam grupos pelas bordas da cidade. Rebeldia e luta, bradam os mestres de cerimônia pelas perifas perturbadoras. Não há tempo para se calar.

Tudo ruge(nte) e urge(nte).

Mas no meio disso, tem o business. Aquilo que cria seu espaço de circulação no mercado. Tudo rapiduss. Aproveite–se bem desse tempo-espaço, circule ao máximo, ganhe dinheiro, acumule, invista, guarde seus bolsões de valores, essa é a receita dos precavidos, que a queda é iminente. Ninguém segura muito tempo. hoje, não mais.

A banda Haikaiss é um dos principais nomes atuais do rap, com 200 milhões de visualizações de suas músicas no YouTube. O quarteto da zona norte de São Paulo formado por SPVIC (Produtor e MC), Spinardi (MC), Qualy (MC) e Dj Sleep, em 11 anos, já lançou quatro CD’s em todo o país.

Com uma grande aceitação entre os jovens, o grupo conta com uma legião de fãs: são mais de 600 mil seguidores no Instagram, 2 milhões de inscritos no canal do Youtube, além de somar mais de 1 milhão e 400 mil seguidores no Facebook. O grupo também já se apresentou em grandes festivais este ano como Lollapalozza e Planeta Atlântida.

O line up conta também com as apresentações regionais: DJ sabid0; JahLua; Saudosa Maloca; e Sinestesia Art. DJ’s.

Qualquer pessoa poderá pagar meia-entrada se fizer a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, que serão doados à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Além da doação dos alimentos, outra ação realizada será a “Foto Solidária”, cujos recursos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.

A gastronomia e arte também serão atrações no evento. Os artistas Babu78 e Nadja Lammel dão mais cores ao festival com apresentações de Live Graffiti Live Painting, enquanto o fotógrafo Diego Almeida traz uma exposição de fotos muito especial. Vai rolar também um espaço para food trucks com alimentos variados.

SERVIÇO

Festival Papo Reto

Data: 18 de novembro

Onde: Arena Pantanal

Horário: a partir das 20h

Ingressos: Lojas Tube (todos os shoppings de Cuiabá); Tabacaria SBOX na Toca da Praça e no Rock Burguer.

Informações: www.todentroeventos.com.br 

 

 

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here