Em plenária neste domingo (22), após o Ato Cultural realizado no Beco do Iphan-MT, artistas apoiados por movimentos sociais e estudantis, decidiram manter a ocupação do prédio do Ministério da Cultura em Cuiabá. A mobilização que teve início no dia 17 de maio, segue alinhada ao movimento nacional de ocupações impulsionado pela extinção do Minc e que já atinge quase todo o território brasileiro.

A programação oficial de atividades culturais desta segunda-feira (23) começa às 14h30 com oficina de pintura, cantos e contos indígenas com Tipiuci Manoki. Logo, às 17 horas, tem intervenção artística com stencil e lambe-lambe.

Novas discussões acerca da mobilização ocorrem em plenária às 20 horas. Na sequência,  o cinema com viés político dá a tônica ao movimento. Será exibido o filme “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, seguido de debate.

No domingo (22), diversas personalidades do segmento cultural passaram pela versão estadual do Ato Nacional para a leitura simultânea da Carta-Manifesto. Diversos artistas se revezaram no palco, entre eles, Vera Capilé, Eduardo Ferreira, André Balbino, Linha Dura, Lorena Ly, Joelson Conceição, Ana Rafaela, João Reis, banda Esmalthes, Pacha Ana e Ahgave, André D´Lucca, Deseróis, Marcus Tubarão, Henrique Maluf e Roberto Viana.

Lorena Ly e Joelson Conceição subiram ao palco para show no Ato Cultural de ocupação
Lorena Ly e Joelson Conceição subiram ao palco para show no Ato Cultural de ocupação
Ana Rafaela canta na ocupação
Ana Rafaela e João Reis também se apresentaram em um evento histórico para a cultura mato-grossense

A ocupação pacífica permite que funcionários do Iphan-MT possam trabalhar normalmente, cumprimento do expediente. A plenária desta segunda-feira decidirá a programação do dia seguinte. 

Mais fotos do evento: clique aqui!

Compartilhe!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here